REIVINDICAÇÕES

Petroleiros entregam carta ao presidente Lula em evento em Angra dos Reis

Entrega ocorreu durante cerimônia de anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval da Petrobrás

Presidente Lula durante visita à Feira de Negócios da Indústria Naval e Offshore Brasileira.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en MOVIMENTOS el

Em um ato classificado pela categoria como de reafirmação do compromisso com o desenvolvimento do Brasil, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) entregou uma carta ao presidente Lula (PT), destacando prioridades reivindicações da categoria petroleira. A entrega aconteceu durante o evento que anunciou o Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobrás, em Angra dos Reis (RJ).

O documento sublinha a luta pela construção de um país mais justo e democrático, com a defesa de uma Petrobrás integrada e sob o controle do Estado, capaz de gerar empregos de qualidade e promover o desenvolvimento nacional; destaca a importância da Petrobrás como indutora do crescimento econômico e social; e ressalta que, em momentos de ataques e tentativas de privatização, a relação da empresa com seus trabalhadores se deteriora. Nesse contexto, a FUP reitera que a valorização da categoria petroleira é essencial para o sucesso da companhia e para a preservação do papel estratégico da Petrobrás no Brasil.

A carta enumera preocupações urgentes, como a revisão do Marco Legal das Estatais, a reestatização dos ativos vendidos, a retomada da produção de fertilizantes e o fortalecimento da indústria naval, com maior conteúdo nacional. Além disso, defende uma transição energética justa e inclusiva, que envolva os trabalhadores e suas representações, e reivindica o reconhecimento e respeito aos aposentados da Petrobrás e suas famílias.

Diálogo com entidades sindicais

A federação reafirma a necessidade de a Petrobrás fortalecer o diálogo com as entidades sindicais e garantir condições de trabalho mais justas, como a implementação de políticas que respeitem as negociações coletivas e combatam a individualização das relações de trabalho.

A entrega da carta ao presidente da República foi feita por Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, destacando que  “a retomada das encomendas da Petrobrás é um marco de recuperação e crescimento da construção naval e do país”.

Ele lembrou que a perspectiva é de geração de mais de 44 mil novos postos de trabalho no setor, com investimentos em estaleiros em diversas regiões do país. E se reportou ao período dos primeiros governos de Lula e de Dilma Rousseff quando, em 2013, o setor naval alcançou o pico de 84 mil postos de trabalho, abrangendo 12 estaleiros no Brasil.

Leia a carta na íntegra

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar