Trabalhadores dos Correios realizam, na manhã desta quarta-feira (22), uma manifestação em frente à sede do banco BNY Mellon, localizado na Vila Nova Conceição, em São Paulo, para cobrar responsabilidades da instituição financeira sobre os prejuízos causados em sua gestão.
De acordo com funcionários, o banco americano trouxe prejuízos bilionários ao Postalis, o Instituto de Previdência Complementar dos Correios, após ser contratado para administrar os investimentos. A situação compromete até hoje os benefícios de aposentadoria e pensão dos trabalhadores dos Correios, principalmente o Plano de Benefício Definido (PBD), que acumula déficit e obriga participantes e patrocinadoras a pagar contribuições extraordinárias para manter as complementações de aposentadoria e pensão.
Te podría interesar
O Postalis mantém mais de dez ações judiciais no Brasil para reparação destes danos, que aguardam decisões definitivas. Uma dessas iniciativas é a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, que conta com o Instituto como assistente de acusação, com valor estimado em R$ 8 bilhões. Além da batalha na Justiça, o Postalis também tenta há anos fazer com que a subsidiária do BNY Mellon no Brasil assuma suas responsabilidades, mas as negociações não avançam.
Participam da manifestação representantes da Federação dos Aposentados e Aposentaveis dos Correios (FAACO), da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) e da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), assim como de outros sindicatos do Brasil, em especial do setor bancário.
Informações
- Manifestação contra o BNY Mellon
- Horário: 10h às 12h
- Local: Rua Professor Atílio Inocentti, 165, Vila Nova Conceição, São Paulo.