Realizada há 30 anos, Caminhada Luiz Gama chega ao cinema

Vida do abolicionista negro é relembrada este ano por meio do filme “Doutor Gama”, de Jeferson De, que celebra legado histórico 139 anos após a morte do escritor e jornalista

Filme "Doutor Gama" / Divulgação
Escrito en MOVIMENTOS el

A Caminhada Luiz Gama, que há 30 anos celebra a vida do escritor e jornalista negro que desempenhou papel fundamental no processo abolicionista brasileiro, ocorrerá nesta terça-feira (24) em São Paulo, data da morte do homenageado, e terá como ponto de partida o filme “Doutor Gama”, do cineasta Jeferson De.

O tema do ato público de 2021, “Caminhada Luiz Gama chega ao cinema”, é uma defesa do legado histórico do abolicionista, retratado no longa metragem que entrou em cartaz nas telonas no último dia 5 de agosto. Realizada desde 1991, com alguns hiatos ao longo dos anos, o evento começa no Cemitério da Consolação, no túmulo de Luiz Gama (Quadra 04, Rua 12, Jazigo 17), às 18h, passa pelo Sindicado dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, na Rua Rego Freitas, e se encerra por volta das 22h30, no Largo do Arouche, onde fica o busto de Luiz Gama, instalado em 1931. 

Na ocasião da morte de Luiz Gama, em 24 de agosto de 1882, dezenas de pessoas que iniciaram o seu funeral decidiram realizar o cortejo a pé, do Brás, onde ele morava, até o Cemitério da Consolação, para dar oportunidade a todas de se revezar às alças do caixão. Até o fim do percurso, cerca de quatro mil pessoas, o que representava cerca de 10% da população paulistana na época, participaram da despedida.