Escrito en
MOVIMENTOS
el
Com eleição, grupo quer denunciar entidade por reduzir futebol a mercadoria, elitizar estádios e impor obrigações exorbitantes a sociedades e países
Por Katia Marko, no Outras Palavras
[caption id="attachment_39772" align="alignleft" width="300"] (Imagem: Divulgação)[/caption]
A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP), rede que reúne 12 comitês em todas as cidades que terão jogos, lançou nesta semana a campanha “FIFA, aqui você não apita!”. O objetivo é eleger a FIFA como a pior corporação do ano de 2013, através do Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial.
Nos materiais da campanha são apresentados motivos para votar na FIFA: como a entidade põe governos e parlamentares de joelhos, viola direitos, explora nossa força de trabalho, desrespeita nossa cultura. Depois vai embora, com lucros bilionários para si e seus patrocinadores, ignorando todos os prejuízos deixados para a população dos países-sede. Mas no Brasil, algo novo aconteceu: durante a Copa das Confederações, a população se levantou contra uma série de absurdos, e um dos motivos foi justamente a atuação da FIFA em conchavo com governos e empresas. Ainda assim, a federação continua tentando vender uma imagem de melhorias para os países-sede.
Para votar, acesse http://publiceye.ch/pt-pt/case/fifa/
Veja o TUMBLR da campanha para eleger a FIFA como PIOR corporação do mundo! http://votefifa.tumblr.com/