GLOBO

Por que William Bonner se desculpou com jornalista da CNN

O apresentador do Jornal Nacional se despediu do Vaticano, onde cobriu a posse do Papa Leão XIV

Bonner e Erin Burnett.Créditos: Reprodução/Instagram William Bonner
Escrito en MÍDIA el

William Bonner, apresentador e editor do Jornal Nacional, telejornal da Globo, usou as redes sociais para registrar sua despedida do Vaticano, depois de cobrir a posse do Papa Leão XIV. Ele aproveitou para pedir desculpas à jornalista da CNN Erin Burnett, que era sua “vizinha” no setor reservado para as gravações da imprensa.

“Fomos os últimos a deixar a estrutura metálica que nos serviu de estúdio nesses dias de Vaticano. Bom momento para pedir desculpas à equipe da nossa vizinha, Erin Burnett, pelo barulho involuntário que produzimos nos momentos mais agitados do nosso trabalho. Mas a missão está cumprida. Pra eles e pra nós. Como dissemos, ao nos despedirmos: ‘Vida longa ao Papa Leão XIV’”, escreveu Bonner.

Esclarecimento ao vivo

Na última semana, Bonner, fez um esclarecimento ao vivo na edição de quinta-feira (8) do Jornal Nacional sobre o suposto "climão" com a correspondente Ilze Scamparini

Na quarta-feira (8), Ilze fez uma expressão de incômodo com uma tentativa de Bonner de abraçá-la durante uma entrada ao vivo, e a cena rapidamente viralizou nas redes sociais, com internautas especulando o que teria acontecido. 

Segundo Bonner, a expressão de Ilze Scamparini que chamou a atenção se deu por causa de um "tratamento doloroso" devido a uma lesão no joelho que a jornalista teria sofrido. 

"Já que essa edição histórica começou com uma reportagem da Ilze Scamparini, eu quero aproveitar para agradecer mais uma vez a ela pela demonstração de profissionalismo que deu ontem aqui comigo. Porque mesmo enfrentando um tratamento longo, doloroso, de uma lesão no joelho, a Ilze ficou com a gente até o fim do JN, enfrentando também um frio de 14 graus. E ela não estava com esse meu casaco espetacular que já tem 20 anos. Ela não estava de casaco. E isso só faz aumentar a nossa admiração por essa colega e pela forma como ela exerce a nossa profissão", declarou Bonner. 

Entenda

Um momento inusitado chamou a atenção do público na edição desta quarta-feira (7), do Jornal Nacional, durante a cobertura especial sobre a escolha do novo papa, direto da Praça de São Pedro, no Vaticano. Os jornalistas William Bonner e Ilze Scamparini protagonizaram uma situação desconfortável ao final de uma participação ao vivo.

A repórter veterana foi chamada por Bonner para comentar os perfis dos principais cardeais cotados a suceder o Papa Francisco, falecido em 21 de abril. “Agora, sim, eu disse que voltaria com a Ilze Scamparini. Senhores, boa noite. Ilze, é um prazer enorme pra gente te receber. Nossa especialista em Vaticano, são 25 anos, fazendo um jubileu esse ano”, introduziu o apresentador, enaltecendo a experiência da colega.

Durante a interação, Bonner manteve um tom descontraído e elogiou o conhecimento da jornalista, dizendo: “Vou usar todo o seu conhecimento agora pra resumir ao público sobre os cardeais favoritos”. Após os comentários sobre os papáveis, o apresentador iniciou uma despedida mais informal, colocando a mão no ombro de Ilze. Em um primeiro momento, ela reagiu com naturalidade, mas logo demonstrou desconforto, desviando o corpo para evitar o contato físico.

O ponto alto da situação veio ao final da transmissão. Bonner tentou abraçar Ilze, que recuou, quase saindo do enquadramento da câmera. O apresentador então precisou se esticar para conseguir o gesto. “Ilze Scamparini, muito obrigado. Eu agradeço em nome de todo o público, porque o pessoal pede, hein! O pessoal pede em rede social muito a sua presença aqui, mas não vou explorar você, exigir que você esteja comigo todas essas noites. Muito obrigado mais uma vez”, concluiu Bonner.

O momento repercutiu nas redes sociais, onde internautas apontaram o constrangimento visível da repórter. Muitos criticaram a atitude do apresentador, classificando o gesto como um "abraço forçado" e acusando Bonner de ultrapassar os limites da informalidade profissional.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar