Neste domingo (19), o Brasil se despediu de Léo Batista, jornalista esportivo e voz importantíssima da televisão brasileira. Com mais de 76 anos de carreira, o jornalista - que passou por programas como Globo Esporte, Jornal Nacional e outras atrações da TV Globo - tem recebido uma série de homenagens.
A TV Globo, emissora que abrigou o jornalista desde 1970, prestou homenagem por meio de uma nota oficial publicada nas redes sociais, definindo Batista como a "Voz Marcante".
Te podría interesar
"Hoje nos despedimos de um gigante. Léo Batista não era apenas uma voz marcante na TV, ele era a trilha sonora do esporte brasileiro. Durante décadas, nos emocionou, informou e nos fez sentir que cada gol, cada vitória, e até mesmo cada derrota tinham mais significado. Léo viveu e respirou jornalismo esportivo como poucos. Com sua elegância e simpatia, transformou a notícia em arte e o futebol em poesia. Seu legado estará para sempre nos corações de quem ama o esporte e reconhece o poder das boas histórias. Que a saudade se transforme em inspiração para todos nós", afirmou a emissora no Twitter.
O Botafogo de Futebol e Regatas, time do coração de Batista, também publicou uma homenagem ao jornalista, que narrou o primeiro jogo de Garrincha pela Estrela Solitária.
"Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o ‘Tempo de Botafogo’. Torcedor declarado e sócio desde 1992, Léo sempre exaltou o nome do Clube e ganhou um espaço a mais nos corações alvinegros. Em nossa casa, o Nilton Santos, viu a cabine de TV ser batizada com o seu nome e foi ovacionado por milhares de botafoguenses em lindas homenagens. Uma relação de amor, reconhecimento e lealdade. Obrigado por tudo, Léo Batista. Um marco na história do jornalismo, do esporte e do Botafogo!", declarou o Botafogo.
Lideranças políticas também se pronunciaram. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), lamentou a morte do jornalista. "Faleceu o inconfundível Léo Batista, responsável por momentos históricos da televisão e um jornalista de uma ética exemplar. Fica o seu legado e sua história para inspirar gerações!", afirmou.
"Pioneiro do telejornalismo esportivo, foi o primeiro a transmitir modalidades como F1, surfe e ginástica rítmica. Na política, noticiou fatos históricos como o suicídio de Getúlio Vargas. Solidariedade à família!", declarou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP). "Obrigado, Léo, por narrar nossas emoções e histórias com tanta paixão", disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.