ELON MUSK

Venceu o prazo: X, antigo Twitter, pode ser bloqueado a qualquer momento

Rede do bilionário Elon Musk deveria, segundo ordens de Moraes, ter indicado representante no Brasil; não fez e avisou que não fará; veja o que acontece agora

Elon Musk e Alexandre de Moraes.Créditos: Wikimedia Commons e Divulgação / Tribunal de Contas do Estado SP
Escrito en MÍDIA el

O X, antigo Twitter, rede social do bilionário Elon Musk, pode sair do ar no Brasil a qualquer momento a partir desta sexta-feira (30). Venceu o prazo dado para o cumprimento de ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A rede tinha até o início da noite de quinta-feira, às 20h07, para indicar um representante da plataforma no Brasil, de acordo com determinação de Moraes. Não fez e avisou que não iria fazer.

A suspensão da rede ocorre, segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Globo, após uma comunicação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia, que realizam um bloqueio dos IP's da rede social.

Além disso, o comitê Gestor da Internet também deverá ser notificado para realizar o fechamento total dos acessos e fazer com que a decisão judicial seja cumprida.

Suspensão não é imediata

A suspensão, no entanto, pode levar alguns dias até que todos os prazos sejam cumpridos. A determinação vale, segundo Moraes, "até que as ordens judiciais" contra o X fossem "efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas".

Caso semelhante ocorreu em 2015, quando o WhatsApp também foi bloqueado.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar