REVISIONISMO HISTÓRICO

William Waack é acusado de negar ditadura no Brasil

Apresentador da CNN Brasil ainda sugeriu que Maduro deva ser removido à força do poder na Venezuela

O apresentador William Waack.Créditos: Reprodução/CNN Brasil
Escrito en MÍDIA el

O apresentador William Waack vem sendo acusado por usuários das redes sociais de negar a ditadura civil-militar do Brasil (1964 - 1985). Em comentário durante seu programa da CNN Brasil na noite desta quarta-feira (24), Waack analisou as eleições na Venezuela e disse que "nenhuma ditadura saiu do poder por meio de eleições"

"Nenhuma ditadura desse tipo saiu do poder através de eleições", disparou o apresentador, basicamente sugerindo que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seja removido à força do poder. 

A frase de William Waack sobre eleições e ditadura gerou questionamentos entre internautas. Isso porque, diferentemente do que disse o apresentador, há exemplos em todo o mundo de ditaduras que terminaram com processos eleitorais. 

Para parte dos usuários das redes sociais, dizer que "nenhuma ditadura saiu do poder por meio de eleições" é negar a própria ditadura civil-militar brasileira, que terminou com um processo de abertura política gradual que incluiu a realização de eleições indiretas para presidente em 1985. Essas eleições foram vencidas por Tancredo Neves, que foi escolhido pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves não chegou a tomar posse devido a problemas de saúde, e quem assumiu foi seu vice, José Sarney.

O primeiro presidente eleito diretamente pelo voto popular, após a ditadura, foi Fernando Collor de Mello, nas eleições de 1989. Portanto, o fim da ditadura e a transição para a democracia foram marcados por um processo de abertura política, culminando em eleições diretas. 

O coronel da reserva Marcelo Pimentel foi um dos que questionou a declaração de William Waack. 

"Hummm! Quer dizer que o enteado do Oliveiros S. Ferreira, criador da expressão “partido fardado”, acha que não houve Ditadura no Brasil de 1964 a 1985? Várias ditaduras terminaram com eleição, da mesma forma que várias começaram com eleições, ainda que meramente formais", escreveu o militar. "No Brasil, ao menos 2: a Ditadura Vargas, em 1945, e a Ditadura Militar em 1985!", prosseguiu. 

Inúmeros outros internautas fizeram o mesmo questionamento. Confira: