Felipe Neto surpreendeu seus fãs ao decidir prestar uma homenagem inusitada a Machado de Assis, considerado por muitos o principal escritor brasileiro de todos os tempos.
O influenciador realizou um ensaio fotográfico inspirado na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, um dos livros mais famosos de Machado, cujo nascimento completa 185 anos nesta sexta-feira (21).
Te podría interesar
Nas fotos, Felipe aparece dentro de um caixão de verdade, que foi encomendado a uma funerária especialmente para o ensaio. Ele segura o livro, escrito em 1881, e afirma que seu objetivo é estimular as vendas do autor, de quem é fã.
O clássico de Machado é narrado por um personagem que está morto e relembra as histórias de sua vida.
Te podría interesar
Na legenda, ele escreveu um trecho famoso da obra: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas”.
“Para homenagear Machado de Assis vale de tudo, até entrar em um caixão frio para simbolizar Brás Cubas. Confesso que não faria isso por outro autor e não recomendo muito a experiência”, relatou Felipe, em entrevista ao F5.
“Machado de Assis é um dos maiores artistas de todos os tempos. Para mim, no mundo literário, está na mesma prateleira de Shakespeare, Kafka e Dostoiévski”, acrescentou.
“Como é possível que um dos romances mais modernos e surpreendentemente vanguardista que já li (Memórias póstumas de Brás Cubas) tenha sido publicado em 1881? Machado tem um lugar cativo nos meus autores favoritos! Sua obra é atemporal. Foi um escritor à frente de seu tempo e sua genialidade reverbera até os dias de hoje”, disse.
“Machado era autodidata. Começou a publicar poemas na adolescência e não ficou só nesse gênero: produziu críticas teatrais, colunas de jornais, contos. Mais tarde, foi fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. E hoje celebramos 185 anos de existência dessa entidade”, ressaltou Felipe.
As fotos também têm a intenção de fazer com que seu público se engaje na leitura de clássicos do escritor. “Se eu puder influenciar alguns dos meus seguidores a embarcarem na leitura de Machado, sentirei que fiz um ótimo trabalho”, considerou.
Como funciona o Clube do Livro Felipe Neto
O influenciador criou recentemente o Clube do Livro Felipe Neto, que já tinha mais de 100 mil inscritos antes mesmo do lançamento oficial. Sua intenção é transmitir indicações de leituras a seus fãs em vídeos, postagens e avaliações, tudo de forma gratuita. Há, ainda, a opção para quem quiser pagar uma assinatura para participar de lives e debates com ele a respeito dos livros.
O projeto foi criado em parceria com a Companhia das Letras. Porém, Felipe disse que atuará de forma independente e promoverá livros de várias editoras. Ele pretende monetizar seu clube para investir na propagação da leitura e promover eventos e visitas a escolas.