O SBT promoveu uma transformação radical em sua programação após perder a vice-liderança para a Record. Além de investir na produção, a emissora de Sílvio Santos estreou duas novidades: o Chega Mais, com Renata Kuerten, e o Tá na Hora, comandado por Christina Rocha e Marcão do Povo.
Os programas, no entanto, naufragaram e, pior ainda, tiraram o público de faixas horárias que estavam consolidadas. Segundo levantamento feito pelo site Notícias da TV, o Tá na Hora fez a audiência cair em 34%. A emissora perdeu, assim, pouco mais de um terço do público.
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O levantamento da audiência foi feito nas três primeiras semanas de exibição, entre 18 de março e 5 de abril, comparando à média das três semanas anteriores no mesmo horário (de 17h30 às 19h45).
Antes da estreia do Tá na Hora, o SBT tinha 4,3 pontos na Grande São Paulo, mas viu a média cair para 2,8 pontos com o novo programa.
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Já o Chega Mais caiu menos e registrou queda de 24% de audiência na faixa em que antes era exibido o Primeiro Impacto. A média caiu de 2,9 para 2,2 pontos.
A Record ficou estável na audiência no mesmo período, mas a Globo e a Band apresentaram crescimento. A Globo cresceu 16% (de 15,5 para 18,0 pontos), enquanto a Band teve uma alta de 3%.
Apesar da queda, o SBT informou por meio de sua assessoria de imprensa que "neste primeiro momento, os novos programas estão alcançando seu objetivo principal, que é a audiência comercial". Ou seja, o número de anunciantes cresceu por causa das mudanças na grade. "A emissora obteve aumento no faturamento", explica.
Nova direção
As mudanças no SBT começaram em 11 de março, mas ainda não surtiram efeito relevante nos dados da audiência. Poucos meses depois, em maio de 2023, Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, assumiu a vice-presidência do SBT e passou a tocar as novidades. Segundo o Notícias da TV, ela pegou a emissora em um dos seus momentos mais delicados no Ibope, em que os programas da casa dificilmente ameaçam a Record --a não ser aos domingos.