A jornalista e apresentadora Adriana Araújo, âncora do Jornal da Band, usou 30 segundos do telejornal da noite desta segunda-feira (3) para colocar o pastor André Valadão no seu devido lugar após o episódio em que incitou fiéis, durante um culto realizado no último domingo (2) em Orlando (EUA), a matarem pessoas da comunidade LGBTQIA+. Valadão é conhecido por ser um fundamentalista que mistura a religião evangélica com o bolsonarismo e suas declarações – e pregações – recheadas de discursos de ódio arrebanham dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais.
Vinculado à Igreja Batista da Lagoinha, Valadão propôs uma espécie de missão para os fiéis. "A porta que se abriu para o casamento homossexual, homoafetivo, não é um mero casamento. 'Mas eles se amam, Jorjão com Jorjão, Therezinha com Therezinha [...] ai, não, o que vale é toda forma de amor. Deixa casar, deixa viver'. Hoje você nas Paradas homens e mulheres nuas, com seus órgãos genitais completamente expostos, dançando na frente de crianças. Aí você se horroriza", disse o pastor.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Após atacar as Paradas LGBT, André Valadão convoca as pessoas a matarem a comunidade LGBTQIA+. "Essa porta foi aberta quando nós tratamos como normal aquilo que a Bíblia já condena. Agora é hora de tomar as cordas de volta e dizer: 'não, pode parar, reseta'. Aí Deus fala, 'não posso mais, já meti esse arco-íris, se eu pudesse, eu matava tudo e começava tudo de novo. Mas já prometi para mim mesmo que não posso, então, agora está com vocês'. Você não pegou o que eu disse: agora está com você. Eu vou falar de novo: está com você. Sacode os quatro do teu lado e fala, 'vamos pra cima. Eu e a minha casa serviremos ao senhor'. Aí, por causa de uma porta que parecia bonitinha, um casal LGBT casando, aí agora você tem drag queen dentro da sala de aula", esbraveja.
Te podría interesar
As reações foram muito além do rechaço nas redes sociais. O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) decidiu, nesta segunda-feira (3), abrir um inquérito para investigar crime de homofobia supostamente cometido pelo pastor bolsonarista André Valadão. No Congresso Nacional, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) solicitou que Valadão seja investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito criminal. Também no Jornal da Band, a apresentadora Adriana Araújo não poupou palavras para colocar a conduta do pastor no seu devido lugar.
“Não tem explicação, não tem remendo possível para essa fala do André Valadão. O que ele fez, e repetiu, foi sugerir a morte de pessoas homossexuais. O que ele fez foi usar o nome de Deus para tentar incitar ódio e preconceito. Ao cometer um crime, Valadão também ataca os verdadeiros cristãos evangélicos, que sabem a importância de respeitar as diferenças”, disse.
Assista ao momento