PERIGO

Novo desafio do TikTok causa pelo mortes nos EUA

Autoridades citam aumento de óbitos nos últimos dois anos por conta de tendência nas redes sociais

"Desafio do Barco" está relacionado a pelo menos quatro mortes nos EUACréditos: Reprodução/TikTok
Escrito en MÍDIA el

As autoridades de Childersburg, no Alabama, nos EUA, fizeram um apelo para que os turistas e moradores da região parem de fazer o "desafio do barco" do TikTok.

Nos vídeos, as pessoas pulam de barcos em movimento dentro da água. O problema é que o impacto é muito arriscado e causa ,por exemplo, danos profundos à coluna vertebral e até a quebra do pescoço.

O esquadrão de resgate da região, que possui grandes lagos e cursos d'água, pediu para que os visitantes e moradores do local não tentem a perigosa brincadeira.

O capitão Jim Dennis, do Esquadrão de Resgate de Childersburg, afirma que nos últimos seis meses, quatro óbitos foram registrados nas águas do Alabama envolvendo o desafio do TikTok.

"Nos últimos seis meses tivemos quatro afogamentos que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio TikTok. Quando você entra em um barco em alta velocidade e pula para fora do barco, você não mergulha, você pula com os pés primeiro e bate com a superfície de contato da água", disse o Capitão Jim Dennis em entrevista a uma televisão estadunidense.

“Essa é uma preocupação muito grande porque vimos esse padrão surgir nos últimos dois anos”, acrescentou, “mas é algo que precisa desaparecer e permanecer longe das nossas águas", completou.

Veja vídeos da trend:

Logo depois, em entrevista a ABC, o chefe do esquadrão de resgate de Childersburg afirmou que foi mal interpretado e que não foram quatro pessoas que morreram por conta do desafio no TikTok, mas relatou disse que algumas das mortes tem sinais de quebra de pescoço e, portanto, podem estar relacionadas a pulos de barcos em velocidade. Contudo, ele se corrigiu, afirmando que isso ainda não está confirmada.

“Dizer que essa é a razão pela qual eles morreram... Não posso dizer isso. Isso seria uma questão de opinião", afirmou Dennis. “Ficou fora de proporção”, lamentou Jim Dennis, que passou a informação de que havia um elo entre a morte das pessoas e o desafio de TikTok para diversos veículos de imprensa dos EUA.