TIC TAC

"Bolsonaro na cadeia”: internautas lançam campanha pela prisão do ex-presidente

Com a proximidade do julgamento do ex-mandatário, que pode resultar em sua inelegibilidade, estão sendo organizadas ações que pedem a detenção do líder da extrema direita

"Bolsonaro na cadeia”: internautas lançam campanha pela prisão do ex-presidente.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en MÍDIA el

Começa nesta quinta-feira (22) o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu vice na chapa eleitoral de 2022, Walter Braga Netto. Caso sejam condenados, ficarão inelegíveis por oito anos.

O ex-presidente está sendo investigado pelas declarações que fez contra o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

Durante essa reunião, foi exibida uma apresentação em Power Point contendo teorias conspiratórias que já foram desmentidas em várias ocasiões, alegando uma suposta fraude nas urnas eletrônicas. Entre as falsidades divulgadas por Bolsonaro está a afirmação de que as urnas não são auditáveis.

Outra falsa declaração feita pelo presidente diz respeito ao inquérito da Polícia Federal, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que investigava um suposto ataque hacker às urnas eletrônicas em 2018. O TSE, no entanto, já informou que a investigação concluiu que não houve qualquer tipo de fraude ou alteração nos resultados.

Mesmo diante desses esclarecimentos, Bolsonaro voltou a trazer o assunto à tona e defendeu que as eleições municipais de 2020 não deveriam ter sido realizadas. Ele afirmou: "Até hoje esse inquérito não foi concluído. Entendo que não poderia ter as eleições de 2020 sem apuração."

"Bolsonaro na cadeia"

Com a proximidade do julgamento de Bolsonaro e a possibilidade real de o ex-presidente ficar inelegível, internautas lançaram uma campanha e uma petição intituladas "Bolsonaro na cadeia".

Os perfis que lideram essa campanha argumentam que o ex-mandatário cometeu uma série de crimes, incluindo tentativa contra o Estado democrático de direito, disseminação de notícias falsas sobre vacinas e ataques sistemáticos ao sistema eleitoral brasileiro e ao sistema judiciário.

Dessa forma, a hashtag "Bolsonaro na cadeia" amanheceu entre os principais assuntos desta segunda-feira (19). Abaixo, estão destacados os principais tweets relacionados ao tema.

 

 

 

 

 

 

Temas

TSE