MÍDIA E FASCISMO

Barão de Itararé: Estadão realiza "campanha sórdida" contra a Fórum

"É inadmissível que a mídia liberal, orquestrada com a extrema-direita, continue disseminando mentiras baseadas em notícias falsas e ainda ataque os meios alternativos por fazerem seu trabalho", diz o coletivo, da qual a Fórum faz parte.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, da qual a Fórum faz parte, divulgou nota nesta sexta-feira (24) denunciando a "campanha sórdida" provida pelo Estadão após a denúncia de uma suposta armação para atacar o ministro da Justiça, Flávio Dino, na reportagem feita pelo tablóide ultraconservador paulista sobre a "dama do tráfico".

"O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se solidariza com o editor de redação da revista Fórum, Renato Rovai, e sua equipe e denuncia a campanha difamatória do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) contra o veículo, após revelar que é falsa a matéria que tenta ligar o governo Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino ao crime organizado", diz o texto.

Segundo o coletivo, que luta pela democratização da comunicação no Brasil e contra o monopólio das poucas famílias que controlam a mídia liberal, a campanha do tablóide antipático ao governo em conjunto com associações patronais e a extrema-direita, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), é uma "tentativa de descredibilizar a mídia alternativa".

"É inadmissível que a mídia liberal, orquestrada com a extrema-direita, continue disseminando mentiras baseadas em notícias falsas e ainda ataque os meios alternativos por fazerem seu trabalho. Jornalismo se faz com compromisso em busca da verdade, justiça e democracia. A mídia alternativa cumpre seu papel ao relevar os fatos e denunciar mentiras", diz o texto.

Leia a íntegra

Barão de Itararé denuncia campanha sórdida do Estadão contra revista Fórum

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé se solidariza com o editor de redação da revista Fórum, Renato Rovai, e sua equipe e denuncia a campanha difamatória do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) contra o veículo, após revelar que é falsa a matéria que tenta ligar o governo Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino ao crime organizado.

Desde que a Fórum publicou uma reportagem com a denúncia contra a editora-chefe de Política do Estadão, Andreza Matais, enviada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) por colaboradores do jornal, a revista vêm sofrendo ataques.

Sem compromisso algum com a verdade, a matéria criada pelo tabloide tenta associar o governo com organizações criminosas. O vereador Fernando Holiday (PL), inclusive, fez uma publicação na rede X (antigo twitter) e apagou em seguida, em que mostra uma foto de Dino com a influenciadora Vi Álves dizendo que ela seria a "dama do tráfico", suposta líder do Comando Vermelho, o que foi desmentido.

Numa tentativa de descredibilizar a mídia alternativa, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que tem como um de seus vice-presidentes Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Estadão, divulgou nota acusando a revista de usar "métodos de intimidação contra veículos e jornalistas".

É inadmissível que a mídia liberal, orquestrada com a extrema-direita, continue disseminando mentiras baseadas em notícias falsas e ainda ataque os meios alternativos por fazerem seu trabalho. Jornalismo se faz com compromisso em busca da verdade, justiça e democracia. A mídia alternativa cumpre seu papel ao relevar os fatos e denunciar mentiras.

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

24 de novembro de 2023