ANVISA

Xo Xuca: produto contra intestino preso tem propaganda suspensa pela Anvisa

Segundo a empresa, tomar “Xô Xuca” regularmente elimina ou diminui consideravelmente a necessidade de fazer a “chuca”

Exemplos de enemas.Créditos: Divulgação
Escrito en MÍDIA el

O produto Xo Xuca, um suplemento de fibras alimentares que supostamente combate o intestino preso, teve a publicidade e divulgação irregular suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo determinação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24/10), o produto pode continuar a ser fabricado e vendido, mas sem propagandas.

A Anvisa considerou enganosa a propaganda que relaciona a substituição da “chuca”, gíria usada para lavagem intestinal como técnica para limpeza anal. A agência considerou também enganosas as alegações terapêuticas para doenças graves nas publicidades do suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça.

No entendimento do órgão, vender o produto dando ênfase à “chuca” pode levar a um falso entendimento por parte do consumidor.

A medida da Anvisa se aplica a todos sites, bem como a ambientes de divulgação, mídias sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, sob responsabilidade da empresa.

O anúncio

No anuncia, a empresa afirma que tomar “Xo Xuca” regularmente elimina ou diminui consideravelmente a necessidade de fazer a “chuca”.

“Porém um leve enxágue nunca é demais. Ao contrário das duchas/chuveirinhos/enemas tradicionais, a Xo Xuca vai agir em todo seu intestino, para que nada fique para trás”, diz trecho da propaganda.

Outro lado 

Em nota enviada à Fórum, a empresa que fabrica o "Xo Xuca" informou que a resolução da Anvisa não compromete a composição do produto. 

Leia o comunicado na íntegra:

"A Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA esclarece que a resolução divulgada pela ANVISA no dia 24/10/2023 não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio. 

A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado.

A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos"

Com informações do Metrópoles