ACABOU BOLSONARO

Termo "fujão" explode no Twitter por fuga de Bolsonaro aos EUA

Nova campanha já está em alta na rede após informação sobre conclusão da PF de que Bolsonaro cometeu incitação ao crime

Créditos: Reprodução / Twitter
Escrito en MÍDIA el

Bolsonaro Fujão está entre os assuntos mais comentados no Twitter, chegando a ter ficado entre os 20 principais assuntos no Brasil. As postagens foram motivadas pela notícia de que o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria organizando uma viagem para os Estados Unidos antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema foi esquentado pela divulgação de uma portaria publicada no Diário Oficial da União e outros documentos que comprovam que uma equipe do chamado “escalão avançado” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) desembarcou em Orlando na manhã desta quarta-feira (28), para preparar sua chegada.

Um dos internautas acusa a mídia tradicional de tratar a fuga de Bolsonaro como uma viagem normal e registra que o termo Bolsonaro Fujão já está entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Uma outra postagem também diz que o presidente embarcará para Orlando e especula sobre notícias recentes de que haveria uma crise entre o quase ex-presidente e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Embora Bolsonaro tenha negado, tudo indica que viajará para os Estados Unidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) antes da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023. A expectativa é que ele embarque na próxima sexta-feira (30). Em todas as postagens, o termo "fujão" é destacado.

Nova campanha

Nesta mesma quarta (28) a Polícia Federal concluiu um inquérito apontando que o futuro ex-mandatário cometeu crimes que podem levá-lo à prisão e encaminhou o caso para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A notícia levantou uma nova campanha nas redes sociais: Sem anistia, sem perdão, Bolsonaro na prisão.

O perfil da usuário do Twitter Luciana Costa vai além, diz que além de Bolsonaro, "toda a facistada" tem que ser punida por seus crimes.

Outros dois perfis fizeram postagens. Um reproduz a capa de revista que classifica Bolsonaro como terrorista e recupera a história em que ele foi preso porque estaria planejando um atentado com bomba caseira. A outra traz um vídeo com a comemoração da eleição do presidente Lula na avenida Paulista, no momento em que entoam um canto afirmando que "o sigilo vai cair", referindo-se aos diversos sigilos impostos por Bolsonaro em assuntos que não se relacionam com a Segurança Nacional.