TUFÃO

Tufão na Ásia deixa centenas de mortos; só no Vietnã foram mais de 200

O Yagi passou pelas Filipinas, China, Vietnã, Laos, Tailândia e Mianmar, deixando um rastro de mortes e destruição; veja vídeos aqui

o Tufão Yagi.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O tufão Yagi, que passou pelo Sudeste Asiático nos últimos dias, deixou um rastro de destruição e mortes, que chegaram a 276, com dados atualizados nesta quinta-feira (12). Só no Vietnã foram 226 óbitos decorrentes da tempestade.

Formado no início da semana passada, o ciclone atingiu, pela ordem, FilipinasChina, VietnãLaosTailândia Mianmar.

Segundo meteorologistas, o Yagi foi o tufão mais potente a atingir o Norte do Vietnã, o país mais afetado, em 30 anos.

O ciclone devastou pontes, arrancou telhados, destruiu fábricas, com ventos de 149 km/h. Vários locais estão sem eletricidade, milhares estão desabrigados e 104 pessoas até o momento estão desaparecidas.

Segundo o ministério da Agricultura do Vietnã, foram muto amplos os danos às áreas de cultivo, com destruição de mais de 250 mil hectares. Já no setor pecuário, morreram 1,5 milhão de frangos e patos, além de 2.500 porcos, búfalos e vacas.

Eventos climáticos extremos

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para questões do clima, afirmou que eventos climáticos extremos mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência do aquecimento global.

O IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática), que também é ligado à ONU, já afirmou em relatório que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças foi causada pela ação humana.

Veja vídeos abaixo:

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.