O Brasil anunciou, na noite desta sexta-feira (8), uma nova meta climática para reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2035. O anúncio foi feito às vésperas da Conferência do Clima da ONU (COP29), que começa nesta segunda-feira (11).
De acordo com a nova meta, que será entregue à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, da sigla em inglês), o Brasil tem o objetivo de reduzir até 67% das emissões em comparação com os níveis de 2005. Antes, a meta estipulava uma redução de 59%.
Te podría interesar
Em termos absolutos, isso equivale a reduzir as emissões para alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente em 2035. A nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira foi traçada na tentativa de ainda cumprir o Acordo de Paris, que prevê limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5ºC em relação ao período pré-industrial.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que tem como ministro o vice-presidente Geraldo Alckmin, que será o chefe da delegação brasileira na COP29, "a nova meta representa etapa-chave para promoção de um novo modelo de desenvolvimento, por meio da implementação de iniciativas como Plano Clima, Plano de Transformação Ecológica, Pacto entre os Três Poderes pela Transformação Ecológica, entre outras".
Te podría interesar
A NDC é o resultado de um extenso processo de análise dos cenários de emissões do país. Ela reconhece a urgência do combate à crise climática, assume a necessidade de construir resiliência e traça um roteiro para um futuro de baixo carbono para a sociedade, a economia e os ecossistemas brasileiros.
O ministério ainda acrescenta que o principal caminho para a implementação da NDC é o Plano Clima, que irá guiar as ações de enfrentamento à crise climática no Brasil até 2035. O plano terá eixos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e à adaptação aos impactos da mudança do clima, com planos setoriais para cada um deles – serão sete para mitigação e 16 para adaptação.
COP29
A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas será realizada entre os dias 11 e 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão. A principal discussão desta COP será em torno do financiamento climático.
O Brasil será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, já que o presidente Lula precisou cancelar a viagem devido ao seu acidente. Além disso, diversos movimentos socioambientais também marcam presença para cobrar as autoridades.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky