Forte umidade e a formação de um ciclone extratropical na região Sul devem provocar instabilidade no clima na maioria das regiões do Brasil. A previsão do Climatempo vale para esta semana.
Uma frente fria e o ciclone devem chegar ao Sul e os fenômenos começam a se formar entre quarta (23) e quinta-feira (24) nos três estados da região.
Te podría interesar
O ciclone extratropical é potencialmente perigoso. Os meteorologistas destacam que ele deve alcançar uma pressão atmosférica muito baixa em seu centro, o que causa tempestades com ventos extremamente fortes.
A frente fria não deve se limitar aos estados do Sul. Ela avançará até o litoral de São Paulo. Nesta segunda (21), não há previsão de chuvas, porém, as chances de precipitações aumentam na terça (22), ainda conforme informações do Climatempo.
Te podría interesar
Para quarta-feira (23), riscos para temporais aumentam em todo estado de São Paulo. No restante da região Sudeste, a frente fria se afasta do Espírito Santo, mas muitas áreas de nuvens continuam espalhadas sobre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Demais regiões
No Centro-Oeste, ar quente e úmido continua sobre a região. As pancadas de chuva, com raios, devem acontecer à tarde e à noite em todos os estados, além do Distrito Federal.
O Nordeste será dominado por uma massa de ar seco. Contudo, no início da semana, chuvas ainda devem ocorrer no interior da Bahia e em alguns municípios do Maranhão e do Piauí.
Já a Região Norte tem pouca projeção de chuvas. A maior possibilidade está prevista para áreas do centro-oeste e sul de Amazonas, Acre e Rondônia.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.