ALERTA

Meteorologia prevê chegada de ciclone extratropical no país; saiba em quais regiões

De acordo com previsões do Climatempo, o fenômeno começa se formar no meio desta semana

O ciclone extratropical vai se formar na região Sul.Créditos: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Forte umidade e a formação de um ciclone extratropical na região Sul devem provocar instabilidade no clima na maioria das regiões do Brasil. A previsão do Climatempo vale para esta semana.

Uma frente fria e o ciclone devem chegar ao Sul e os fenômenos começam a se formar entre quarta (23) e quinta-feira (24) nos três estados da região.

O ciclone extratropical é potencialmente perigoso. Os meteorologistas destacam que ele deve alcançar uma pressão atmosférica muito baixa em seu centro, o que causa tempestades com ventos extremamente fortes.

A frente fria não deve se limitar aos estados do Sul. Ela avançará até o litoral de São Paulo. Nesta segunda (21), não há previsão de chuvas, porém, as chances de precipitações aumentam na terça (22), ainda conforme informações do Climatempo.

Para quarta-feira (23), riscos para temporais aumentam em todo estado de São Paulo. No restante da região Sudeste, a frente fria se afasta do Espírito Santo, mas muitas áreas de nuvens continuam espalhadas sobre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Demais regiões

No Centro-Oeste, ar quente e úmido continua sobre a região. As pancadas de chuva, com raios, devem acontecer à tarde e à noite em todos os estados, além do Distrito Federal.

O Nordeste será dominado por uma massa de ar seco. Contudo, no início da semana, chuvas ainda devem ocorrer no interior da Bahia e em alguns municípios do Maranhão e do Piauí.

Já a Região Norte tem pouca projeção de chuvas. A maior possibilidade está prevista para áreas do centro-oeste e sul de Amazonas, Acre e Rondônia.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.