Após uma extensa sequência de dias marcados por temperaturas superiores a 30ºC, a cidade de São Paulo se prepara para uma virada no clima a partir desta quarta-feira (6). A Climatempo indica que, embora a semana tenha iniciado com calor intenso, os termômetros começarão a cair, atingindo uma máxima de 25ºC.
De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), esta segunda-feira (4) ainda será marcada por forte calor, com os termômetros variando entre 20ºC ao amanhecer e 32ºC no meio da tarde. Além disso, há previsão de baixa umidade do ar, aproximando-se dos 32%.
Te podría interesar
A terça-feira (5) continuará com temperaturas elevadas, mas a chegada de uma frente fria no final da tarde promete trazer mudanças. Essa frente fria deve resultar em chuvas de intensidade moderada a forte, com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos, alerta o CGE.
A partir de quarta-feira (6), as temperaturas devem declinar, não ultrapassando os 25ºC. A Defesa Civil do Estado, por sua vez, emitiu um alerta destacando que março se apresenta como um mês propenso a chuvas intensas. As previsões indicam que a primeira quinzena será caracterizada por dias típicos de verão, com sol predominante e sensação de calor.
Te podría interesar
Entretanto, o aumento da umidade proveniente do oceano e da Amazônia, somado ao calor, cria condições propícias para pancadas de chuva forte, acompanhadas por raios, ventos e até mesmo granizo. Na segunda quinzena, as chuvas devem se generalizar, apresentando volumes mais expressivos e sendo acompanhadas por descargas elétricas e ventos fortes.
Diante dessas previsões, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a sinais de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios. A recomendação é evitar atravessar áreas inundadas e enfrentar enxurradas, pois a força da água pode representar riscos significativos.
Para os moradores em áreas de risco, a Defesa Civil aconselha estar atentos a sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. A segurança e prevenção são fundamentais diante das possíveis adversidades climáticas que março reserva para a cidade de São Paulo.