Em meio às bruscas mudanças climáticas que afetam não apenas o meio ambiente, como também o cotidiano das pessoas, refletir sobre sustentabilidade e soluções para combater o aquecimento global se tornaram questões prioritárias.
O evento Fórum Virada Sustentável, que tem por objetivo debater a sustentabilidade e abordar maneiras de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), acontecerá no próximo sábado (16) e no dia 22 de setembro, em São Paulo. A ação integra a ampla programação da 13ª Virada Sustentável São Paulo.
Te podría interesar
Diante dos recordes das maiores temperaturas já registradas na história e com fenômenos como ciclones extratropicais e derretimento das geleiras se tornando cada vez mais comuns, cientistas da área temem que essa possa ser a última geração que consiga reverter os danos causados pelos seres humanos ao meio ambiente.
Além de se tratar de um local onde trocas de ideias e possíveis projetos com temática de sustentabilidade sejam construídos entre pessoas e instituições que se interessem por essa questão, o Fórum Virada Sustentável também contará com apresentações artísticas e painéis, bem como outras atividades para aqueles que participarem do evento.
Te podría interesar
A nova edição do encontro foi dividida em duas datas e endereços diferentes – no dia 16, o evento acontecerá no Centro Cultural Ocupação 9 de Julho, localizado no bairro Bela Vista, das 10h às 18h. Em 22 de setembro, será no Unibes Cultural, que fica no bairro Sumaré, e ocorrerá das 9h às 18h.
O primeiro dia do evento terá mesas de discussão, num ambiente paulistano reconhecido como um lugar de resistência pelo direito de moradia digna na maior capital do Brasil.
Segundo o realizador da Virada Sustentável, André Palhano, “o momento do Fórum é muito importante para nós, pois é por meio deste encontro que nos reconectamos com a essência do espírito transformador, de forma coletiva e inspiradora, encontramos novo fôlego e caminhos para pensar em um mundo mais sustentável. É a hora de repactuar nosso compromisso com o planeta e com as futuras gerações”.
As mesas de discussão terão os seguintes temas:
-
Caminhos para falar sobre narrativas pretas e periféricas nos espaços de destaque ocupados por marcas, produtos e serviços no Brasil;
-
Juventudes dentro da crise climática;
- Gentrificação - Racismo Ambiental e Urbanismo social: a implantação e os impactos na cidade.
No dia 22, haverá 26 painéis, que acontecerão no teatro, no auditório e no lounge da instituição. Além disso, a performance artística chamada “Ecologia de Paisagem”, idealizada pelo Museu Imaginário de História Natural, dará início ao Fórum, seguida pela apresentação da Trama Afetiva, que tem como intuito amplificar o sentido de economia regenerativa.
O grupo "Os Escolhidos", que possui como integrantes jovens da República Democrática do Congo, fará um show acapella e, por fim, o espetáculo "Ou 9 ou 80", da equipe de dança Clarín Cia. de Dança, finalizará a rodada cultural.
Para se inscrever, basta acessar o link oficial, disponível aqui. A entrada é franca.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:
Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/ViradaSustentavel