Após uma das semanas mais quentes do ano, com diversas cidades batendo recordes de temperaturas acima dos 40°C, a previsão é de frio e pancadas de chuvas para os próximos dias. Já é estranho ter ondas de calor tão intensas em pleno inverno, mas depois de dias tão quentes, o que explica a queda brusca de temperatura?
Explicação
As atuais elevações de temperatura são consequência do El Niño, fenômeno que esquenta, acima do normal, as águas do Oceano Pacífico. Esse aumento interfere na circulação dos ventos sobre a atmosfera da América do Sul, causando alteração no caminho natural das frentes frias, que seriam responsáveis pelas quedas de temperatura durante o inverno.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
O acontecimento é natural e previsto, ocorrendo de cinco a sete anos. No entanto, sua intensidade é a novidade – o que causou os registros acima de 40°C em diversas regiões do país, e que pode ser explicado pelo aquecimento global.
Te podría interesar
As mudanças climáticas causam uma grande variação de temperatura, o que gera desde o calor ao frio extremo. Conforme as temperaturas aumentam, mais umidade evapora e mais intensas ficam as chuvas. Por isso, após uma onda intensa de calor, a previsão para os próximos dias é de pancadas de chuvas e temperaturas mais baixas.
Rio: Dos 40°C aos 20°C em poucos dias
Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, as temperaturas mínimas dos próximos dias podem atingir 19°C (25); 16°C (26) e 15°C (27 e 28). Após o registro de 41°C nesta quinta-feira (24), a previsão é de pancadas de chuva para o fim de semana.