DESMATAMENTO

Lula vai vetar MP que destrói Mata Atlântica aprovada na Câmara

Deputados haviam facilitado a destruição da Mata Atlântica com aprovação de nova medida provisória, mas retrocesso será interrompido pelo governo

MP é continuação do projeto de extrema direita de destruir biomas do país.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (24), por 364 votos a 66, além de duas abstenções, a Medida Provisória 1150, que altera a Lei da Mata Atlântica e flexibiliza o controle do desmatamento deste bioma

O novo texto modificou a Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/06), permitindo o desmatamento, sem obrigatoriedade de estudo prévio de impacto ambiental, em casos de implantação de linhas de transmissão de energia elétrica, de gasoduto ou de sistemas de abastecimento público de água. Essa medida também ignoraria implicações como o impacto desse processo para animais silvestres. 

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Também foi permitido o desmatamento em vegetação primária e secundária que apresentam um estado avançado de regeneração, ao invés de trabalho de recuperação de áreas degradadas. Previu, ainda, a centralização de decisões em órgãos municipais, visto que acabaram com a obrigatoriedade do parecer técnico de órgãos ambientais estaduais para desmatamento de vegetação no estágio médio de regeneração em área urbana.

Porém, em posicionamento rápido, Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, garantiu que Lula irá vetar a flexibilização da proteção à Mata Atlântica:

 

A Fundação SOS Mata Atlântica também reagiu através de tweet, afirmando que deputados colocaram novamente as vidas brasileiras em risco:

Dados recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que entre outubro de 2021 e outubro de 2022 foram desmatados 20.075 hectares da Mata Atlântica. Essa área é equivalente ao município de João Pessoa, é maior que Natal e Aracaju e o dobro de Vitória, mostrando que a destruição do bioma na gestão Bolsonaro foi bárbara e que a Medida é uma continuação do projeto de extrema direita de destruir os patrimônios naturais do país.