MEIO AMBIENTE

Expansão do agronegócio no Matopiba causa desmatamento recorde no Cerrado

Área devastada no primeiro trimestre de 2023 é 35% maior do que a registrada um ano atrás e equivale à cidade de São Paulo

Paisagem típica do Cerrado.Parque Nacional das Emas - Goiás - BrasilCréditos: Andreza Oliveira Borges/Wikimedia Commons
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Não é só a Amazônia que sofre com altos índices de desmatamento. Essa é uma realidade que infelizmente atinge todos os biomas brasileiros. Um deles, o Cerrado, que originalmente cobria uma enorme porção do Centro oeste do país, entrando em trechos do Norte, Nordeste e Sudeste, registrou um desmatamento de 188,2 mil hectares neste primeiro trimestre de 2023 decorrente da expansão das fronteiras do agronegócio na região conhecida como Matopiba, que engloba os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O número é alarmante: a área desmatada equivale à cidade de São Paulo, a maior do Brasil, e é 35% maior do que o desmatamento registrado no mesmo bioma no primeiro trimestre do ano passado. Ao todo, foram desmatados 139,8 mil hectares no último ano. Os dados são do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) do Cerrado e foram divulgados na última sexta-feira (14).

Tarsila Trindade é analista do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), umas das instituições responsáveis pelo SAD ao lado da Universidade Federal de Goiás e da rede MapBiomas. Ela explicou ao site O Eco a razão pela qual o recente alerta causa preocupação.

“Normalmente temos uma baixa detecção de alertas na época chuvosa devido à alta cobertura de nuvens, e também devido ao próprio calendário agrícola. Por isso, esse aumento significativo de desmatamento no primeiro trimestre em relação aos últimos dois anos é bastante preocupante”, afirmou.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!

O Estado que concentra os alertas de desmatamento é a Bahia. Dos 188,2 mil hectares, 48 mil estão em terras baianas. Um quarto das novas áreas de desmatamento do Cerrado também está no Estado, cuja área desmatada mais do que dobrou em relação ao ano passado.

“Essa expansão está ocorrendo em áreas de alta importância para a manutenção da conectividade entre as áreas protegidas da região, e também dentro de territórios tradicionais, fomentando diversos conflitos sociais na região”, afirmou Trindade.

Segundo o Ipam, a região compreendida como Matopiba concentrou 64% do desmatamento do Cerrado, em especial no oeste baiano, onde a fronteira agrícola tende a se expandir.