O presidente Lula (PT) manteve contato telefônico, nesta quinta-feira (16), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Via Twitter, ela afirmou que se tratou de uma “boa ligação” e informou que deve visitar o Brasil.
A comissão é o equivalente a um órgão executivo da União Europeia (UE). Ursula falou sobre avançar no acordo entre Mercosul e Europa. “Bom contato com o presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria União Europeia-Brasil, principalmente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento. Ansiosa para visitar o Brasil em breve”.
Lula respondeu a postagem: “Será muito bem recebida. Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor”, disse o presidente brasileiro.
Péssima gestão de Bolsonaro no meio ambiente atrasa efetivação do acordo
O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é negociado há vários anos e foi anunciado em 2019. Mesmo assim, ainda não saiu do papel, porque não foi ratificado por todos os países do bloco europeu.
A lentidão na confirmação do acordo é uma consequência, entre outros fatores, da péssima gestão de Jair Bolsonaro (PL) em relação ao meio ambiente, especialmente na Amazônia. Esta é uma das questões vistas como prioridade por nações europeias.