O Carnaval, apesar do seu lado festivo e social, também traz um histórico de violências motivadas por gênero, orientação sexual e consumo excessivo de álcool. Diante de tal cenário, a prefeitura de Aracaju lançou uma campanha de prevenção sobre os referidos temas.
No entanto, o que está chamando a atenção dos internautas é o fato de que o principal personagem dessa importante ação da prefeitura de Aracaju é a Guarda Municipal, que protagoniza uma série de vídeos onde interpreta clássicas marchas do carnaval para conscientizar as pessoas sobre violência de gênero, LGBTfobia e consumo excessivo de álcool.
Te podría interesar
Entre as peças produzidas pela gestão municipal da capital de Sergipe, que é comandada por Edvaldo Nogueira (PDT), uma delas está dando o que falar: trata-se do vídeo onde uma guarda interpreta a música "Maria sapatão". Apesar da canção escolhida ser controversa por reforçar estereótipos das mulheres lésbicas, no geral, o recado presente na produção é bem importante e recebeu aprovação dos internautas.
Além disso, a peça contra a LGBTfobia é protagonizada pela guarda Valéria que, segundo informações da prefeitura de Aracaju, "é lésbica, mãe, filha e uma excelente profissional. É ela quem dá o recado a fim de combater toda e qualquer forma de preconceito", diz a legenda do vídeo.
Te podría interesar
A campanha contra a violência motivada por gênero traz o lema "não é não".
No caso do consumo excessivo de álcool, a campanha lembra que "cachaça não é água".