DIREITOS HUMANOS

Governo Lula convoca 4ª Conferência Nacional dos Direitos LGBT+

Vetada pelo governo Bolsonaro, o encontro nacional será precedido das reuniões das conferências municipais e estaduais

Governo Lula convoca 4ª Conferência Nacional dos Direitos LGBT+.Créditos: Lula Marques
Escrito en LGBTQIAP+ el

O governo Lula publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (27) um decreto que convoca a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a qual será presidida pelo Ministério dos Direitos Humanos, pasta comandada pelo ministro Silvio Almeida.

O tema da conferência será "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+" e está marcada para ocorrer entre os dias 14 e 18 de maio, em Brasília (DF). Antes do encontro nacional, serão realizadas as conferências municipais, estaduais e distrital ao longo de 2024.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério dos Direitos Humanos, as conferências municipais devem ocorrer entre os dias 2 de janeiro e 30 de junho; já as estaduais e distrital, entre os dias 1º de julho de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.

Além das conferências municipais, estaduais e nacional, serão realizadas as conferências livres, cujo objetivo é ampliar a participação social no debate em torno das propostas da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, entre os dias 1º de novembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.

O principal objetivo da realização das conferências municipais, estaduais e nacionais é a proposição de diretrizes para a criação e a implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação contra as pessoas LGBT+ e também das diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBT+.

Temas