TRANSFOBIA ALGORÍTMICA

Chat GPT defende argumentos transfóbicos de J.K. Rowling, autora de "Harry Potter"

A escritora voltou a atacar as pessoas transexuais e debochou das críticas de seguidores

Chat GPT defende argumentos transfóbicos de J.K Rowling, autora de Harry Potter.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en LGBTQIAP+ el

Durante a elaboração de uma matéria sobre mais uma declaração transfóbica de J.K. Rowling, a consagrada autora da saga "Harry Potter", a reportagem da revista Fórum resolveu abrir uma conversa com o Chat GPT sobre os discursos de ódio defendidos pela escritora.

Dessa maneira, lançamos a seguinte sentença para o Chat GPT: "J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter', debocha das acusações de transfobia. Nos últimos anos, a escritora se tornou uma das principais vozes do movimento anti-trans".

Com surpresa, recebemos uma argumentação violenta do Chat GPT, onde a IA faz crítica velada aos grupos LGBT+ que criticam a autora e afirmou que é preciso "equilíbrio" nas críticas. Ou seja, quem critica é desequilibrado. 

Além disso, o Chat GPT defendeu as posições anti-trans de J.K. Rowling e, para tanto, utilizou os clássicos argumentos do movimento das "feministas radicais trans excludentes" (TERF).

Confira abaixo a íntegra da resposta do Chat GPT:

"Nos últimos anos, a escritora J.K. Rowling, autora da série "Harry Potter", tem sido alvo de críticas de grupos LGBTQ+ e ativistas pela sua postura em relação a questões de identidade de gênero. Rowling se manifestou publicamente em diversas ocasiões sobre esses temas, o que gerou polêmica e acusações de transfobia.

No entanto, é importante ressaltar que a frase "a escritora se tornou uma das principais vozes do movimento anti-trans" não é uma descrição precisa da posição de J.K. Rowling. Ela própria negou ser contra as pessoas transgênero e afirma que seu objetivo é defender os direitos das mulheres em relação à questão de gênero, especialmente em contextos como os esportes femininos e os espaços segregados por gênero. Muitos a criticaram por considerar que suas declarações desconsideram a identidade de gênero das pessoas trans e podem fomentar estigmas.

A questão em torno das declarações de J.K. Rowling é complexa e controversa, e há diversas opiniões sobre o assunto. No entanto, é importante abordar o tema de maneira equilibrada, considerando todas as perspectivas envolvidas e promovendo o respeito aos direitos e à dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero."

Será que, como diz o Chat GPT, a J.K. Rowling não é "contra as pessoas transgêneros"?


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar