BEATLES

"Eu tinha vergonha": a reveladora carta da mãe de George Harrison sobre a beatlemania

Correspondências de Louise French, mãe de Harrison, mostram visão singular sobre a loucura dos anos 1960

Apresentação dos Beatles em Treslong, Países Baixos, em abril de 1964, no auge da BeatlemaniaCréditos: Boer, Poppe de/CCBYSA
Escrito en CULTURA el

Se seu filho fosse George Harrison, como você se sentiria no meio da beatlemania? A britânica Louise French, progenitora do notório guitarrista, não era lá muito fã da gritaria das adolescentes que amavam os Fab Four.

Em cartas que estão sendo leiloadas na Beatles Shop, em Liverpool, French detonou as fãs de Beatles. A correspondência, escrita em 1964, descrevia vergonha e nojo.

"Na última quarta-feira, fui a Manchester e fiquei realmente enojada com a maneira como os supostos fãs gritaram durante toda a apresentação dos Beatles", escreveu Louise Harrison. "Ninguém sensato pagaria e faria fila para comprar um ingresso apenas para subir em uma cadeira e gritar e não ouvir o som do palco. Eu estava realmente envergonhada", continuou.

As correspondências foram escritas endereçadas a Janet Gray, uma adolescente que fazia parte do movimento de adolescentes fãs dos Beatles.

Louise respondia as cartas endereçadas ao seu filho. Segundo o The Guardian, French era extremamente dedicada em sua missão, e respondeu mais de 5 mil cartas de fãs dos Beatles.

Nas cartas, ela parabeniza Janet por conhecer um namorado e deseja bons estudos para ela nas provas do GCE, o General Certificate of Education, uma espécie de Enem que ocorria na Inglaterra até os anos 1980.

As cartas serão leiloadas no dia 26 de agosto.