Sucesso nas redes e na tela da Globo como apresentador do Big Brother Brasil, o jornalista Emanuel Tadeu Bezerra Schmidt, o Tadeu Schmidt, falou recentemente em entrevista a Fabio Porchat, sobre a reação que teve quando a filha Valentina, de 20 anos, declarou ser "queer".
"Mudou muito pouco na minha cabeça a declaração da Valentina. Pra mim só ficou essa coisa: será que alguém vai ter esse preconceito com ela? O que é queer?", indagou Schmidt, responde em seguida.
Te podría interesar
"Queer é quem não se encaixa em uma definição tradicional de identidade de gênero. Ela está aberta a tudo. Mas, para mim não mudou absolutamente nada. Por isso, eu nem posso dizer que a acolhi porque foi um dia como outro qualquer. Continuamos nos amando do mesmo jeito, não fez a menor diferença", emendou o jornalista, que é casado há 24 anos com Ana Maria Schmidt e tem ainda outra filha, Laura, de 17 anos.
Nas redes, Valentina se mostra ativista após anunciar "uma decisão da qual me orgulho profundamente".
Te podría interesar
"Tenho orgulho de ter a liberdade para falar abertamente sobre a minha sexualidade. Orgulho de amar quem eu quiser. Orgulho de ter uma família e amigos que me apoiam incondicionalmente. Orgulho de ser uma mulher queer.
Orgulho de ser eu. Ninguém nunca vai tirar o meu direito de amar e ser feliz. Boa sorte para quem tentar", escreveu em publicação no dia 28 de junho, mês do orgulho LGBT.
Queer é o termo usado para definir um amplo espectro de identidades sexuais e políticas não normativas e de género.
Gênero-queer ou genderqueer é uma identidade de gênero não-binária, ou seja, que não se identifica como do gênero masculino ou feminino, independentemente do gênero ou sexo atribuído ao nascer.
A palavra, que em inglês significa "estranho" ou "peculiar", era usada de forma pejorativa no final do século XIX contra homossexuais.
A partir do final dos anos 80, ativistas queer, tais como os membros da Queer Nation, começaram a reconquistar a palavra como uma alternativa deliberadamente provocadora e politicamente radical aos ramos mais assimiladores da comunidade LGBT.