RELÍQUIA

Cruz usada na primeira missa no Brasil inicia peregrinação pelo país

Comemorações dos 525 anos do evento histórico já começaram com missa na Catedral da Sé e procissão até o Pateo do Collegio, em São Paulo

A cruz da primeira missa.Créditos: Divulgação/Jonathas Ventura/Santuário Cristo Redentor
Escrito en HISTÓRIA el

As comemorações dos 525 anos da primeira missa realizada no Brasil já começaram. A atração principal é o objeto mais simbólico do evento, a cruz utilizada na celebração do dia 26 de abril de 1500, na região onde fica hoje Santa Cruz Cabrália, na Bahia.

A cruz chegou a São Paulo nesta segunda-feira (14) e, durante a Semana Santa, fará uma peregrinação por 13 cidades brasileiras, até o dia 26 de abril. O objeto participou, nesta terça (15), de uma missa solene na Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Scherer, seguida de uma procissão até o Pateo do Collegio.

Durante a celebração, Scherer trouxe a cruz como uma imagem de “esperança e redenção dos males”. “Uma relíquia muito importante para a história do Brasil, a cruz que esteve presente no início do evangelho aqui. Nos lembra da nossa história. Ela chegará até o local em que estava presente na celebração da primeira missa, na Bahia. É um momento significativo para a nossa fé”, afirmou o religioso.

Ao final da missa, os presentes foram convidados para uma procissão até o Pateo do Collegio, no Centro Histórico, local reconhecido como marco zero da cidade.

Relíquia é guardada em Portugal

A peregrinação da cruz teve início no último final de semana, em Portugal. Depois de sair do Tesouro-Museu da Sé de Braga, onde fica preservado, o objeto passou por celebrações e procissões nas cidades de Lisboa, Fátima e Cascais.

“A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional”, aponta o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, um dos responsáveis pela peregrinação, junto ao Movimento Brasil com Fé e o Instituto Redemptor.

“A cruz original, atualmente preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos”, acrescenta.

Durante os próximos dias, a cruz ainda passará pelo interior de São Paulo e por outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar