O senador estadunidense Bernie Sanders garantiu seu quarto mandato consecutivo nesta terça-feira (5) segundo projeção da NBC.
Principal figura política da esquerda do país, ele concorreu como independente (como nas eleições anteriores) aos 83 anos e venceu o republicano Gerald Malloy.
Te podría interesar
Eleito pela primeira vez para a Câmara dos Estados Unidos em 1991, ele foi para Senado em 2007. Concorreu à indicação do PArtido Democrata como candidato à presidência em 2016 e 2020, ficnado em segundo lugar nas duas ocasiões.
Disputa acalorada
Gerald Malloy é um oficial do Exército estadunidense e executivo de negócios de Perkinsville, em Vermont, e fez campanha como um conservador alinhado com o pensamento do presidenciável da legenda Donald Trump. No último debate entre ambos, Sanders trouxe o assunto à tona.
Te podría interesar
“Sr. Malloy, Donald Trump mente o tempo todo”, disse o candidato independente durante o encontro promovido por veículos de mídia locais em 24 de outubro. “Ele fomentou uma insurreição para que, pela primeira vez na história americana, não tivéssemos uma transferência pacífica de poder.”
E Sanders seguiu. “Ele [Trump] acha que a mudança climática é uma farsa, e acha que as mulheres na América não deveriam ser capazes de controlar seus próprios corpos”, Sanders continuou. “Só por curiosidade, por que você está apoiando Donald Trump para presidente?”
Leia também:
Além de Trump X Harris: legalização da maconha também está nas urnas dos EUA
“Estou apoiando o presidente Trump para presidente porque observei o que a esquerda progressista fez... e você faz parte disso, nos últimos quatro anos”, respondeu Malloy, rebateu.
A última vez que Vermont elegeu um senador republicano foi em 2000. Nos EUA, o mandato tem seis anos.