A fabricante chinesa BYD entregou oficialmente no fim de abril seu quarto navio transportador de veículos elétricos, batizado de "BYD SHENZHEN", em cerimônia realizada na cidade de Yizheng, província de Jiangsu.
O lançamento marca um novo avanço da empresa na consolidação de sua cadeia global de logística e vendas para veículos de nova energia. O seu primeiro destino é o Brasil. A embarcação está prevista para chegar no porto de Itajaí, em Santa Catarina, no fim deste mês de maio.
Te podría interesar
São mais de 7 mil carros chegando em solo brasileiro, que tem se tornado um dos principais destinos de investimento da empresa chinesa.
Construída por um estaleiro do China Merchants Group, a embarcação é atualmente o maior navio de transporte de automóveis em operação no mundo, com 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e capacidade para 9.200 veículos em 16 conveses.
Te podría interesar
O Byd Shenzhen opera com propulsão dual LNG (gás natural liquefeito), tecnologia de ponta que reduz significativamente as emissões e atende aos mais rigorosos padrões ambientais da Organização Marítima Internacional (IMO).
Entre os sistemas embarcados estão geradores no eixo, dispositivos de recuperação de gás, sistema de energia elétrica de alta tensão em terra e tintas especiais antivegetativas, que contribuem para maior eficiência energética e menor impacto ambiental. O navio também possui estrutura otimizada para garantir a segurança e integridade dos veículos durante o transporte.
A embarcação se soma a outros três navios da BYD, responsáveis, apenas no primeiro trimestre de 2025, pela exportação de mais de 25 mil veículos elétricos para mercados internacionais. A marca já está presente em mais de 100 países e 400 cidades ao redor do mundo.
Durante a cerimônia de entrega, Wang Junbao, executivo da BYD, afirmou que o novo navio representa mais que uma inovação logística: "É uma ponte marítima que conecta a manufatura inteligente da China com o consumidor global", afirmou.