Há exatamente 50 anos a República Federativa do Brasil e a República Popular da China iniciaram relações diplomáticas. Para celebrar o meio século de amizade sino-brasileira, os presidentes Xi Jinping e Lula trocaram mensagens de felicitações.
Xi afirma que a China está pronta para trabalhar com Brasil para promover a construção de uma comunidade China-Brasil com futuro compartilhado.
Te podría interesar
"A China está pronta para trabalhar com o Brasil para aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas como um novo ponto de partida para promover conjuntamente a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado", escreveu o presidente chinês.
Xi comenta que China e o Brasil, ambos grandes países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, são bons amigos da mesma opinião e parceiros que se unem e avançam juntos.
Te podría interesar
"Ao longo do último meio século desde o estabelecimento das relações diplomáticas, independentemente das mudanças no cenário internacional, a relação entre os dois países manteve um desenvolvimento estável, com influência global cada vez mais proeminente, abrangente e estratégica", expressou Xi .
Ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento e a revitalização de suas respectivas nações, a China e o Brasil também têm desempenhado papéis significativos na contribuição para a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo, acrescentou.
Xi enfatizou que, durante a visita bem-sucedida de Lula à China no ano passado, os dois lados chegaram a um consenso significativo sobre a condução e a abertura de um novo futuro para as relações China-Brasil na nova era.
"A China está disposta a aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas com o Brasil como um novo ponto de partida para fortalecer continuamente o alinhamento das estratégias de desenvolvimento entre os dois países, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos, adicionar novas dimensões da era à relação China-Brasil e trabalhar em conjunto para promover a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado", disse ele.
O vice-presidente chinês, Han Zheng, e o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, também trocaram mensagens de congratulações nesta quinta-feira.
Mensagem de Lula
Já o presidente Lula disse que, durante o último meio século, a amizade entre o Brasil e a China foi fortalecida e a cooperação se tornou cada vez mais diversificada.
"Atualmente, os dois países mantêm a cooperação em muitos campos e em todos os níveis, para construir conjuntamente um mundo mais próspero, pacífico e justo. Os laços Brasil-China são cada vez mais importantes para a construção de uma ordem multipolar, bem como para uma governança global mais justa e eficaz Os laços bilaterais desempenham um papel de apoio na estabilidade e previsibilidade dos dois países e do mundo", afirma Lula.
O presidente brasileiro disse ainda que, nos próximos 50 anos das relações bilaterais, os dois países traçarão um novo rumo juntos e criarão um futuro compartilhado brilhante.
Meio século de amizade
Neste 15 de agosto, Brasil e China celebram meio século de relações diplomáticas. Desde 1974, as diplomacias dos dois países construíram um relacionamento fundado no respeito, na confiança e na consecução de benefícios concretos para ambas as sociedades.
Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e tem sido uma das mais importantes fontes de investimento externo no País.
A relação bilateral está estruturada na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), criada em 2004, no primeiro mandato do presidente Lula, e foi alçada ao nível de parceria estratégica global em 2012.
A visita de Estado de Lula à China, em abril de 2023, marcou nova fase das relações, com série de visitas bilaterais de alto nível, incluindo ministros, governadores e parlamentares.
LEIA TAMBÉM: Lula na China: Um novo tempo, apesar dos perigos
Para comemorar o cinquentenário foi realizado na manhã desta quinta-feira o seminário “Brasil-China 50 anos”, no auditório Wladimir Murtinho do Palácio ltamaraty, em Brasília.
Assista