Na última segunda-feira (1), o Partido Comunista da China comemorou seu 103º aniversário de fundação no dia 1º de julho. A data marca uma mudança na história da China, que conseguiu sua libertação através da luta da agremiação sob o comando de Mao Zedong.
No Ocidente, muitos podem acreditar que o partido pode sofrer algum desgaste entre os mais jovens, fato que tem ocorrido nas agremiações mais tradicionais da tradição liberal-democrática.
Te podría interesar
Forte crescimento
Mas a realidade é que os números do partido demonstram um forte apelo da entidade entre os jovens. Entre seus quase 100 milhões de membros até o final de 2023, mais de um terço tem 40 anos ou menos.
Em 2023, o número de novos membros do Partido com 35 anos ou menos chegou a 1,98 milhão, representando 82,4% da entrada de membros ao PCCh naquele ano.
Te podría interesar
O marxismo e o pensamento de Mao Zedong são desenvolvidos criticamente pelos estudantes chineses já em idade escolar. E o crescimento do partido entre os mais jovens nos anos recentes mostram que o processo de renovação do socialismo tem avançado no país.
A Xinhua destaca que, nas áreas rurais, muitos jovens também aspiram a ingressar no PCCh para melhor desempenharem seus papéis na revitalização rural.
O partido possui mais de 99 milhões de filiados, cercade 7% da população do país. Atualmente, é a segunda maior agremiação política do mundo, apenas atrás do Partido do Povo Indiano, de Narendra Modi, que conta com 198 milhões de filiados.
Xi Jinping, secretário-geral do partido e presidente do país, frequentemente reforça o papel da juventude na construção da China socialista.
"Deixemos a juventude florescer na luta incessante pela pátria, pela nação, pelo povo e pela humanidade. Olhando para o futuro, podemos ver que a nossa geração mais jovem tem um futuro promissor e realizará muito", afirma.
"Você (a juventude) deveria surfar nas ondas do seu dia; e no decorrer da realização do Sonho Chinês, realize seus sonhos de juventude. A nação estará cheia de esperança e terá um grande amanhã quando as gerações mais jovens tiverem ideais, capacidade e um forte senso de responsabilidade", disse o presidente.