As forças armadas da China e Rússia iniciaram exercício conjunto perto de Zhanjiang, no sul do país, no início de julho, anunciou o ministério da Defesa da China através de seu porta-voz nesta sexta-feira (12).
O "Exercício Conjunto Marítimo-2024" é parte do plano anual de cooperação militar China-Rússia que foi firmado no ano passado entre Pequim e Moscou.
Te podría interesar
O exercício, que durará até meados de julho, visa enfrentar ameaças à segurança marítima. O objetivo é preservar a paz e estabilidade globais e regionais, segundo porta-voz da pasta Zhang Xiaogang.
O exercício reforça a parceria estratégica China-Rússia para a nova era, diz Zhang.
Te podría interesar
Parceria fortalecida
Vale lembrar que o Mar do Sul da China é um dos grandes ambientes de tensão para Pequim nos últimos anos. O território tem três fatores principais: a soberania das ilhas Nansha Qundao, que são reclamadas por diversos atores na região, a questão de Taiwan e, por fim, adominância comercial na região.
A região é o principal ponto de discordância entre a China e seus vizinhos, e os fortes investimentos do país em poderio militar marítimo se refletem na necessidade de defender seus interesses na área.
Entenda: China responde acusações das Filipinas: "devem parar de fazer provocações e infringir a soberania"
Em março deste ano, China, Rússia e Irã fizeram um exercício militar na região do Golfo de Omã. Além disso, a parceria marinha entre os paísestem sido intensificada nos últimos anos, com uma série de exercícios navais, patrulhas conjuntas e exercícios de busca e salvamento.