CHINA EM FOCO

Os esforços da China para conter os dramáticos efeitos das chuvas no país

Mais de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas após enchentes no sul

Enchentes em GuangdongCréditos: Xinhua/Huang Guobao
Escrito en GLOBAL el

Depois de mais de 100 mil pessoas ficarem desabrigadas por conta das chuvas que assolaram a região sul da China, o governo do país anunciou uma injeção de recursos para reduzir impactos das enchentes ao redor de todo o país.

Nesta terça-feira (9), a China anunciou a alocação de 848 milhões de yuans (US$ 118,9 milhões) para apoiar os esforços locais de socorro a enchentes.

Este fundo, alocado em conjunto pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério dos Recursos Hídricos, será utilizado principalmente para ajudar no trabalho de resgate nas regiões atingidas pelas enchentes, incluindo as províncias de Hunan, Jiangxi, Hubei e Guangdong.

As prioridades do Ministério das Finanças incluem o reparo das instalações de água e a remoção de riscos ocultos. No início do ano, o Ministério das Finanças já havia alocado fundos em lotes para auxiliar as autoridades locais no trabalho de socorro a desastres.

Nesta quarta-feira (10), o país anunciou a conclusão da construção de um aterro de cerca de 12 quilômetros, localizado a cerca de 40 quilômetros a oeste da cidade de Yueyang, na Província de Hunan, no centro da China, fortalecendo o trabalho de prevenção de inundações no lago Dongting.

A Administração Nacional de Bombeiros e Resgate enviou 219 profissionais de resgate e 72 veículos de combate a incêndios e resgate de drenagem de inundações para Hunan, ajudando as autoridades locais nas operações de resgate.