CHINA EM FOCO

Legislação que protege a antiga cidade de Xinjiang entra em vigor

Antiga cidade de Kashgar abriga uma das maiores concentrações de edifícios de terra ainda em pé no mundo

Créditos: Xinhua - Nova lei protege patrimônio em Kashgar, cidade icônica da Região Autônoma Uigur de Xinjiang
Escrito en GLOBAL el

Uma nova legislação destinada a proteger a cultura tradicional e os edifícios na área da cidade antiga de Kashgar, no noroeste da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China, entrou em vigor.

O regulamento, promulgado em 31 de março, passou a vigorar nesta quarta-feira (1º) e proíbe a demolição ou danos à arquitetura histórica na cidade antiga e estipula que a reconstrução de edifícios deve receber aprovações oficiais.

A cidade antiga de Kashgar abriga um dos maiores conjuntos de edifícios de terra ainda existentes no mundo, sendo que os mais antigos remontam a mais de 400 anos. Também é um dos principais destinos turísticos em Xinjiang.

Com uma rica cultura multiétnica, a cidade antiga atualmente abriga cerca de 40 mil pessoas.

"O objetivo da regulamentação não é manter a antiga cidade inalterada, mas proteger seu patrimônio enquanto ajuda no seu desenvolvimento", disse Zhou Qin, vice-diretor do comitê de assuntos legislativos do comitê permanente do congresso popular regional.

Entre os edifícios históricos protegidos de demolição ou destruição está a Mesquita Id Kah, facilmente reconhecida por seus icônicos azulejos amarelos.

Construída há mais de 500 anos, a mesquita não apenas é um marco bem preservado, mas também permanece como um centro vital para os muçulmanos locais participarem de atividades religiosas.

Wikimedia Commons -Mesquita Id Kah, ponto turístico em Kashgar

A legislação é a mais recente de uma série de esforços ao longo de décadas destinados a garantir a proteção abrangente da cidade antiga.

Preservação para o desenvolvimento

Um desenvolvimento significativo ocorreu em 2010, com o lançamento de um grande projeto para reformar as mais de 7 mil residências da cidade antiga.

Durante o projeto de renovação que durou até sete anos, cada família recebeu um projeto personalizado na tentativa de preservar da melhor forma possível seu estilo arquitetônico original.

Yakupjan Xirali, membro de uma família de cinco gerações em Kashgar, expressou gratidão pela transformação.

"A casa renovada agora é muito mais aconchegante e conveniente para se viver, mas mantém sua aparência exterior original."

A nova regulamentação explicita que as renovações de edifícios e estruturas dentro da cidade antiga de Kashgar devem obedecer ao princípio de preservar o antigo como era, mantendo o estilo arquitetônico original, volume, tom e altura.

Os residentes de várias etnias na cidade antiga são incentivados a viver em suas residências originais e a participar dos esforços de proteção da cidade antiga.

Xinhua - Nawbahar Ali cria uma pintura personalizada em uma galeria de arte na antiga cidade de Kashgar

"Esta é uma decisão sábia. As pessoas vêm a Kashgar para sentir a riqueza de sua história e cultura. Os primeiros edifícios que encontram muitas vezes evocam emoções profundas e aguçam seus sentidos, estabelecendo o tom para toda a sua experiência", disse Nawbahar Ali, uma pintora local.

Nawbahar Ali é proprietária de uma galeria de arte chamada "Retrospect", onde ela exibe suas obras de arte da cidade antiga.

As exposições também apresentam uma pintura a óleo de Kashgar feita por seu pai, oferecendo um vislumbre de como a cidade antiga parecia no último século.

"Ao preservar seu encanto cultural original, a cidade antiga agora ostenta uma aparência muito mais arrumada e organizada", disse ela.

Destinos turísticos populares

Pulsante de vitalidade, a cidade antiga se tornou um dos destinos turísticos mais populares da região. Dados oficiais mostram que, em 2023, recebeu mais de 13 milhões de turistas.

Xinhua - Turistas visitam a antiga cidade de Kashgar na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

No primeiro trimestre deste ano, o número de visitantes registrou um crescimento impressionante de 424% em relação ao ano anterior, atingindo 2,1 milhões, gerando uma receita turística de cerca de 197 milhões de dólares, um aumento seis vezes maior do que no mesmo período do ano anterior.

Mawlan Turak está entre os primeiros a se beneficiar da próspera indústria do turismo. Ele administra um pequeno negócio, vendendo designs originais de trajes e joias, enquanto também os oferece para aluguel aos turistas para sessões de fotos.

Xinhua - Mawlan Turak organiza seus designs de trajes na antiga cidade de Kashgar.

Elogiando esta nova regulamentação, ele disse que haverá incentivos para os residentes de todos os grupos étnicos a preservar tradições enquanto se envolvem ativamente na proteção e utilização da cidade antiga, como por exemplo, mostrando estilos de vida locais e organizando atividades culturais folclóricas.

Embora o turismo possa trazer prosperidade e reconhecimento, também apresenta desafios. Mawlan Turak observou um aumento no número de lojas oferecendo serviços de sessão de fotos, com mais de 100 estabelecimentos surgindo nos últimos dois anos. Ele disse que a concorrência não é algo ruim, mas todos fazendo negócios semelhantes poderiam diminuir suas oportunidades coletivas de sucesso.

Ele acrescentou que agora sente um senso de alívio, já que a regulamentação explicitamente adverte contra a competição desordenada e a comercialização excessiva.

A nova lei especifica que as atividades comerciais devem estar em conformidade com o layout comercial geral e estar sujeitas a um controle e gerenciamento adequados.

A legislação também observou que os patrimônios culturais imateriais, incluindo artesanato tradicional, artes, folclore e festividades, devem ser protegidos.

Em abril, Mawlan Turak e seus parceiros realizaram uma apresentação com instrumentos tradicionais, canções folclóricas e Twelve Muqam, uma forma de arte tradicional do grupo étnico Uigur, que atraiu milhares de espectadores.

"A nova legislação é visionária e pode ajudar a cidade antiga a resistir ao teste do tempo e preservar seu charme duradouro", disse Mawlan Turak.