CHINA EM FOCO

Xi Jinping e Lula enviam cartas para encontro entre PCCh e PT

Presidentes da China e do Brasil parabenizam seminário teórico em Pequim que reúne representantes do Partido Comunista Chinês e do Partido dos Trabalhadores

Créditos: Ricardo Stuckert - Presidente Xi Jinping recebe o presidente Lula em Pequim em abril de 2023
Escrito en GLOBAL el

Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil, e do Partido Comunista da China (PCCh) se reuniram nesta terça-feira (9) em Pequim, capital nacional da China, para o 7º Seminário Teórico do PCCh e do PT.

Logos do PT e do PCCh

Os presidentes dos dois países, Xi Jinping, da China, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, enviaram mensagens de congratulações ao evento.

Xi é secretário-geral do Comitê Central do PCCh e Lula é presidente honorário do PT.

Em sua carta, Xi disse que o 20º Congresso Nacional do PCCh, em outubro de 2022, deixou claro que a tarefa central do partido é liderar o povo chinês de transformar a China em um grande país socialista moderno e avançar o rejuvenescimento da nação chinesa por meio da modernização.

LEIA TAMBÉM: Confira os destaques do evento político mais importante do calendário chinês

Xi observou que, depois que o PT voltou ao poder em janeiro de 2023, promoveu vigorosamente estratégias de desenvolvimento e manteve o compromisso de alcançar o desenvolvimento sustentável e abrangente do Brasil, com o lançamento do "Plano de Crescimento Acelerado", o "Novo Plano Industrial" e outras estratégias de desenvolvimento, e está comprometido em alcançar um desenvolvimento sustentável e abrangente.

"Esse seminário teórico sobre o tema 'Fortalecimento do partido no poder e exploração do caminho para a modernização' é oportuno e de grande importância para fortalecer a capacitação do partido no poder e explorar o caminho para a modernização de acordo com suas próprias condições nacionais", ressaltou Xi.

Xi também observou que este ano marca o 50º aniversário dos laços diplomáticos entre a China e o Brasil e o 40º aniversário do estabelecimento das relações entre o PCCh e o PT.

LEIA TAMBÉM: China e Brasil: divulgada marca para celebrar 50 anos de relações diplomáticas

"O PCCh está disposto a aprofundar os intercâmbios e o aprendizado mútuo com o PT sobre governança e a promover a construção do partido e o desenvolvimento nacional, de modo a fazer maiores contribuições para o desenvolvimento contínuo das relações China-Brasil na nova era e para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade", escreveu Xi.

Lula disse em sua carta que, no ano passado, ele e o presidente Xi trabalharam juntos para levar a parceria estratégica abrangente dos dois países a um novo patamar.

O presidente brasileiro afirmou que as relações Brasil-China são importantes não apenas para os dois países, mas também para o mundo inteiro.

"No ano passado, o secretário-geral Xi Jinping e eu promovemos juntos a parceria estratégica abrangente entre nossos dois países a um novo patamar. A relação Brasil-China é importante não apenas para nossos dois países, mas também para o mundo. Trabalharemos juntos para consolidar os mecanismos tradicionais de governança global, como as Nações Unidas, ao mesmo tempo em que fortalecemos os principais mecanismos de cooperação Sul-Sul, como o Grupo dos 77 e a China, os fóruns BRICS e China-América Latina e os países BASIC", escreveu Lula.

A relação entre o PT e o PCCh é uma parte importante da relação entre os dois países, ressaltou Lula. A visita à China da delegação de altos funcionários do Partido dos Trabalhadores e sua participação no seminário tiveram como objetivo trocar experiências sobre governança e conduzir discussões aprofundadas e cooperação com o PCCh em questões de interesse comum.

Lula ainda expressou a confiança de que as trocas entre os dois partidos, os dois governos e os dois povos serão mais próximas e mais frutíferas.