CHINA EM FOCO

Existe supercapacidade no setor de carros elétricos da China?

Discurso adotado pelos Estados Unidos e pela Europa é desmontado por especialistas chineses

Créditos: BYD - Fábrica de carros elétricos da BYD na China
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A alegação dos Estados Unidos e da Europa de que a China enfrenta "supercapacidade" em sua indústria de veículos elétricos ou de energia nova (VEN) tem fundamento?

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, durante visita à China entre os dias 4 e 9 de abril, falou sobre esse suposto "excesso de capacidade chinesa".

O discurso de Yellen está em sintonia com a retórica exagerada de Washington a respeito desse tema, com foco no setor de energia limpa, especialmente em veículos elétricos, baterias de lítio e células solares.

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Entenda o conceito de supercapacidade

O que afinal é supercapacidade produtiva? Trata-se de um termo que descreve a relação entre oferta e demanda. Existe supercapacidade quando a demanda é menor que a oferta. Então, é preciso analisar a supercapacidade sob as perspectivas de produção e vendas.

A supercapacidade produtiva pode ocorrer por diversos motivos, como investimentos excessivos em capacidade produtiva, aumento da eficiência dos processos de produção que reduzem o tempo necessário para fabricar produtos, ou queda inesperada na demanda do mercado.

Quando uma empresa ou setor enfrenta supercapacidade produtiva, pode haver consequências negativas. Por exemplo, os custos fixos associados à manutenção da capacidade ociosa podem reduzir a lucratividade.

Além disso, a concorrência acirrada entre empresas com supercapacidade pode levar a cortes de preços e margens de lucro reduzidas, o que pode prejudicar a saúde financeira das empresas envolvidas.

Para lidar com a supercapacidade produtiva, as empresas podem adotar estratégias como redução da capacidade produtiva, diversificação de produtos para atrair novos mercados, exportação de produtos excedentes para mercados externos, ou busca por parcerias e alianças estratégicas para compartilhar custos e melhorar a eficiência operacional.

Existe supercapacidade produtiva na China?

No caso do setor de carros elétricos chinês, os veículos puramente elétricos representam mais de 70% das vendas da China. Em 2023, a produção e as vendas dessa categoria de veículos em todo o país asiático foram de 9,587 milhões e 9,495 milhões de unidades, respectivamente, representando ambos mais de 60% do total global.

A produção foi apenas um pouco maior que o número de vendas, por uma pequena margem de menos de 100 mil unidades. Dado o grande volume de oferta e demanda, uma margem tão pequena é bastante normal. Claramente, não há supercapacidade.

Xinhua - Pessoas visitam o estande da BYD na Feira Internacional de Automóveis de 2023, conhecida oficialmente como IAA Mobylity 2023, em Munique, Alemanha, em 8/9/2023.

O mercado chinês consumiu a maior parte dos VEN que produziu, com as vendas domésticas atingindo 8,29 milhões de unidades no ano passado, enquanto as exportações do país representaram apenas cerca de 12% do total de vendas.

A demanda doméstica da China por VEN é robusta, em consonância com o impulso de desenvolvimento sustentável do país.

Houve um equilíbrio sustentado entre oferta e demanda nos últimos anos na indústria de VEN da China. No entanto, acredita-se que a demanda esteja aumentando em todo o mundo.

Demanda de veículos de nova energia em crescimento

Uma estimativa da Agência Internacional de Energia (IEA, da sigla em inglês) mostra que a demanda global por VEN em 2030 será 4,5 vezes maior do que em 2022.

"O crescimento da produção e das vendas está basicamente sincronizado, o que indica a forte demanda e vitalidade do mercado de veículos elétricos da China", explicou à Xinhua Kong Dongmin, professor de economia na Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong.

A narrativa da "supercapacidade" é uma tentativa de acusar a China de "dumping" de veículos de energia nova nos mercados externos?

Dumping é uma prática comercial desleal em que uma empresa ou país vende produtos no mercado estrangeiro a preços abaixo do seu custo de produção ou abaixo do preço praticado em seu próprio mercado doméstico com o objetivo de ganhar participação de mercado ou eliminar a concorrência ao prejudicar os concorrentes locais.

Existem diferentes formas de dumping: o de preços, quando uma empresa exportadora vende seus produtos a preços mais baixos no mercado estrangeiro do que no mercado doméstico, muitas vezes abaixo do custo de produção. Isso pode ser feito para ganhar participação de mercado, liquidar estoques excedentes ou eliminar concorrentes locais.

Há o dumping de produtos subsidiados quando um governo subsidia as exportações de uma empresa, reduzindo os custos de produção ou oferecendo incentivos financeiros, isso pode resultar em dumping de produtos subsidiados. Os produtos subsidiados podem ser vendidos a preços artificialmente baixos no mercado internacional, prejudicando a concorrência.

O dumping é considerado uma prática desleal e é proibido pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) para garantir a competição justa e proteger os interesses das empresas e indústrias locais. As medidas antidumping podem ser aplicadas pelos países afetados para impor tarifas adicionais ou restrições às importações de produtos que estão sendo vendidos a preços de dumping.

Competitividade e design de carros elétricos da China

O rápido crescimento das vendas de veículos de energia nova da China nos mercados externos é atribuído à competitividade não apenas em preço, mas também em design.

As vantagens abrangentes de preço e qualidade fazem com que os veículos de energia nova da China se destaquem na arena da competição internacional.

A maior demanda dos consumidores por produtos chineses tem causado pânico inesperado entre alguns fabricantes dos EUA e europeus, dizem os especialistas entrevistados pela Xinhua.

"A proteção da capacidade de produção local obsoleta pode ser o verdadeiro motivo por trás da acusação de 'supercapacidade' contra o setor de veículos de energia nova da China", disse Sun Yifei, professor na Universidade de Economia e Negócios Internacionais de Pequim.

As vantagens da China em custo de produção e design de produtos de veículos de energia nova vêm do longo prazo de planejamento e pesquisa e desenvolvimento de suas empresas, acrescentou ele.

O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, falou sobre o tema durante uma  reunião de mesa-redonda em Paris, capital da França, com representantes de empresas de VE no último domingo (7).

"As empresas chinesas de VEN dependem da inovação tecnológica contínua, de um sistema de produção e cadeia de suprimentos sólido e de uma competição de mercado adequada para se desenvolverem rapidamente, em vez de dependerem de subsídios para obter vantagens competitivas", disse Wang.

A vantagem da China em VEN não vem de subsídios, mas de melhorias na eficiência empresarial trazidas pela inovação tecnológica.

Xinhua - Homem carrega seu carro em uma estação de recarga de veículos elétricos multifuncional em Hefei, capital da província de Anhui, no leste da China.

Na indústria de VEN, a velocidade de iteração tecnológica é relativamente rápida. A atualização de produtos e o aumento da eficiência trazidos pela inovação científica e tecnológica são coisas que beneficiam pessoas em todo o mundo ao contribuir para a transformação verde da indústria automobilística global.

Mais lucros para fabricantes de carros elétricos da China

Ao mesmo tempo, o crescimento dos lucros também indica que os fabricantes de VEN da China não estão sofrendo com "sobrecapacidade".

De acordo com os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas, os lucros totais da indústria automobilística da China cresceram 0,6% em 2022 em relação ao ano anterior e 5,9% em 2023 em relação ao ano anterior.

Ao mesmo tempo, em comparação no mesmo período, houve uma queda de 4% e de 2,3% para empresas industriais com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,82 milhões de dólares dos EUA) em todo o país.

Isso mostra que as empresas de fabricação de automóveis, incluindo fabricantes de veículos elétricos, alcançaram bons benefícios econômicos em operação estável, e a tendência geral de desenvolvimento da indústria é saudável.

É verdade que os preços comparativamente baixos dos VEN fabricados na China são um dos fatores por trás do crescimento das vendas entre os clientes no exterior. Na verdade, os preços nos mercados internacionais para alguns modelos das principais marcas de veículos elétricos da China são quase o dobro dos preços na China.

Logo, não é supercapacidade produtiva na indústria de VEN da China. O setor tem avançado de forma constante ao longo de um caminho ordenado e sustentável. Acusações de "sobrecapacidade" são absolutamente o foco errado para os Estados Unidos e a Europa se quiserem aumentar a competitividade de suas empresas de VEN.