"Investir na China é apostar no futuro", garante o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Lin Jian em resposta a comentários que pululam na mídia liberal do ocidente de que o titã asiático tem enfrentado desafios para atrair investimentos estrangeiros diretos.
O comentário foi feito nesta terça-feira (26) durante coletiva regular de imprensa realizada em Pequim, capital nacional da China. Lian respondeu a pergunta de um jornalista da CCTV, o principal canal de televisão estatal da China.
Te podría interesar
O porta-voz foi questionado sobre análises publicadas pela imprensa ocidental de que a China estaria enfrentando desafios para atrair investimentos estrangeiros.
Lian comentou que durante o Fórum de Desenvolvimento da China realizado nos dias 24 e 25 em Pequim, líderes de organizações internacionais e da comunidade empresarial global expressaram visões positivas sobre as perspectivas econômicas da China.
Te podría interesar
"No Fórum deste ano, alguns líderes de organizações internacionais e da comunidade empresarial global expressaram visões positivas sobre as perspectivas econômicas da China", observou o diplomata.
Lian citou comentários positivos feitos por lideranças que participaram do Fórum.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, mencionou que, ao focar na China, eles viram uma nova era de crescimento de alta qualidade e que a China continuará sendo um dos principais motores do crescimento econômico global.
O presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, da sigla em inglês), Masatsugu Asakawa, destacou que o robusto crescimento da China tem sido um dos principais contribuintes para o desenvolvimento na Ásia e no Pacífico, e que, ao olhar para a China, eles veem um caminho de crescimento estável para 2024.
Empresas globais investem na China
O Fórum de Desenvolvimento da China contou ainda com a participação de lideranças de quase 100 multinacionais, incluindo Apple, HSBC, BNP Paribas e Mercedes-Benz, que expressaram o desejo de expandir investimentos na China.
"Alguns executivos da Fortune 500 tiveram agendas extremamente ocupadas na China, além de participar do Fórum. Muitos afirmaram que a China é o centro de manufatura mundial, o segundo maior mercado consumidor e um dos mercados de fronteira mais inovadores. Eles têm total confiança nas perspectivas econômicas da China e estão prontos para continuar investindo no país", destacou Lian.
O diplomata comentou ainda que a confiança expressada por esses executivos vem do crescimento constante e sustentável da economia chinesa e do seu desenvolvimento de alta qualidade.
"Também é sustentada pelo enorme mercado da China, sistema industrial completo, força de trabalho de alta qualidade e um ambiente de negócios de primeira classe e orientado para o mercado, regido por um sólido arcabouço legal", reforçou.
Medidas e Pequim para estabilizar investimento estrangeiro
Lian também listou as medidas adotada por Pequim para incentivar o investimento estrangeiro direto na China.
- No último ano, a China anunciou 24 medidas para estabilizar o investimento estrangeiro e liderou a harmonização de cinco zonas de livre comércio e o Porto Livre de Hainan com padrões econômicos e comerciais internacionais de alto nível em um projeto piloto.
- O Relatório sobre as Atividades do Governo de 2024 menciona que todas as restrições de acesso ao mercado para o investimento estrangeiro no setor manufatureiro serão eliminadas, e as restrições de acesso em setores de serviços, como telecomunicações e saúde, serão reduzidas.
- O Conselho de Estado da China divulgou recentemente um plano de ação para promover uma abertura de alto padrão e fazer maiores esforços para atrair e utilizar investimento estrangeiro.
Lian anunciou ainda que o governo intensificará os esforços para atrair investimentos estrangeiros por meio de medidas práticas, como ampliar o acesso ao mercado e facilitar o fluxo de fatores de inovação.
Estatísticas do Ministério do Comércio mostram que, em janeiro e fevereiro deste ano, 7.160 empresas de investimento estrangeiro foram estabelecidas na China, representando um aumento anual de 34,9%, o que é um recorde nos últimos cinco anos.
"A parceria com a China trará mais oportunidades. Investir na China é apostar no futuro. A China está progredindo na modernização em todas as frentes e desenvolvendo novas forças produtivas de qualidade, impulsionadas pela inovação, a um ritmo acelerado", comentou Lian.
O diplomata comentou que essas medidas de Pequim vão oferecer aos investidores, tanto chineses quanto estrangeiros, oportunidades de mercado sem fim e amplas perspectivas de desenvolvimento.
"Empresas de todos os países são bem-vindas para investir e prosperar na China, adicionando novas histórias ao reservatório de cooperação mutuamente benéfica entre a China e o resto do mundo", finalizou.
Fórum de Desenvolvimento da China
O evento anual é realizado em Pequim e patrocinado pelo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado chinês e organizado pela Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da China.
Comprometido com o lema "Engajar com o Mundo por uma Prosperidade Comum", o evento é reconhecido como um fórum de alto nível que serve como uma importante plataforma de diálogo entre o governo chinês, empresas globais, a academia e organizações internacionais.