CHINA EM FOCO

Economia de Xi: tour destaca papel crítico e vasto potencial da região central da China

Durante visita à província de Hunan, presidente chinês defende a adoção de abordagem realista e pragmática para impulsionar modernização chinesa

Escrito en GLOBAL el

Durante visita à província de Hunan realizada entre segunda (18) e quinta-feira (21), o presidente chinês, Xi Jinping, instou a região a adotar uma abordagem realista e pragmática para escrever seu próprio capítulo no avanço da modernização chinesa.

A primeira inspeção local de Xi depois das Duas Sessões ressalta o papel crucial da China Central no desenvolvimento de alta qualidade.

Na quarta-feira (20), Xi presidiu um simpósio sobre a reenergização da região central na nova era. Na ocasião ele pediu esforços sólidos para reenergizar ainda mais a região central em um ponto de partida mais elevado.

No simpósio, Xi afirmou que, desde o último simpósio sobre a reenergização da região central, realizado há cinco anos, o desenvolvimento da região alcançou um nível mais elevado.

Ele também observou que reenergizar ainda mais a região central enfrenta muitas dificuldades e desafios que requerem pesquisa prática para resolvê-los.

Especificamente, o presidente chinês pediu mais esforços para impulsionar a inovação industrial liderada pela inovação científica e tecnológica, e cultivar ativamente novas forças produtivas de qualidade.

Ele também pediu planos prospectivos para as indústrias futuras e um ritmo mais rápido na modernização do sistema industrial fundamentado na manufatura avançada.

Região Central: Estratégica para o futuro

Em seu discurso, Xi destacou o papel crucial da região central como importante base de produção de grãos do país, base de energia e matérias-primas, base de fabricação de equipamentos modernos e indústria de alta tecnologia, e hub de transporte abrangente.

O presidente destacou o potencial da região para oferecer oportunidades globais, impulsionando produtos de qualidade e atraindo investimentos estrangeiros.

A região central da China inclui seis províncias - Shanxi, Anhui, Jiangxi, Henan, Hubei e Hunan - e representa um décimo da área terrestre do país, mais de um quarto da população e mais de um quinto do PIB total do país.

A região desempenha um papel crítico na busca da modernização chinesa. Em 2023, o PIB combinado da região central atingiu 26,99 trilhões de yuan (US $ 3,75 trilhões), com uma taxa de crescimento de 4,9%, ligeiramente inferior à taxa de crescimento do PIB do país de 5,2%, de acordo com dados oficiais.

Desenvolvimento regional coordenado

O desenvolvimento regional coordenado é uma estratégia nacional na China. O Relatório de Trabalho do Governo deste ano, adotado nas duas sessões no início deste mês, também prometeu buscar um desenvolvimento regional mais coordenado.

Xi disse que a China implementará totalmente as estratégias para a aceleração do surgimento da região central. Nas Duas Sessões, novas forças produtivas de qualidade também se tornaram um termo da moda.

Durante a visita de inspeção em Hunan, Xi também conheceu os esforços locais para acelerar o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e promover uma abertura de alto padrão.

Cidades na região central já estão avançando na criação de clusters industriais, como automóveis e tecnologia, gerando renda bilionária. Xi reforçou o compromisso chinês com a abertura e modernização, visitando empresas como a BASF Shanshan, destacando o interesse crescente de multinacionais na região.

Vasto potencial e abertura de alto nível

Diversas cidades na região central já deram grandes passos no desenvolvimento de indústrias críticas, como automóveis, informações digitais e manufatura de equipamentos, e formaram vários aglomerados industriais com renda principal de negócios superior a 100 bilhões de yuanes. (cerca de 69 bilhões de reais)

Changsha, por exemplo, desenvolveu seis aglomerados industriais de manufatura com um valor de produção superior a 100 bilhões de yuanes, abrangendo máquinas de engenharia, automóveis e peças, novos materiais e informações digitais, de acordo com relatos da mídia.

Hefei, a capital provincial de Anhui, também se tornou um importante berço de empresas de alta tecnologia em áreas como computação quântica e inteligência artificial, que se tornaram mundialmente conhecidas como o "modelo Hefei".

A abertura de alto nível também é uma prioridade máxima para o desenvolvimento da região central. No simpósio de quarta-feira, Xi instou a região a promover reformas profundas e abertura de alto nível de maneira coordenada em seus esforços para se tornar um líder de abertura interna mais competitivo.

Também durante a visita de inspeção, Xi reafirmou o compromisso da nação com a abertura e o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, ao visitar a BASF Shanshan Battery Materials Co, uma joint venture (JV) entre a gigante química alemã BASF e a fabricante chinesa de materiais para baterias de lítio Ningbo Shanshan Corp.