CHINA EM FOCO

China realiza cerimônia nacional pelas vítimas do Massacre de Nanjing

Anualmente potência asiática promove evento para lembrar de um dos mais violentos ataques contra civis feito pelos invasores japoneses durante a Segunda Guerra Mundial

China realiza cerimônia nacional pelas vítimas do Massacre de Nanjing.Bandeira nacional da China foi hasteada a meio mastro na praça do Memorial às Vítimas do Massacre de Nanjing pelos Invasores Japoneses.Créditos: CFP
Escrito en GLOBAL el

Moradores da cidade de Nanjing, no leste da China, prestaram suas homenagens enquanto o país realizou uma cerimônia memorial nesta sexta-feira (13) para lamentar as 300 mil vítimas do Massacre de Nanjing ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

LEIA TAMBÉM: Chineses não esquecem o Massacre de Nanjing, um dos mais trágicos da II Guerra

Às 8h da manhã, a bandeira nacional da China foi hasteada a meio mastro na praça do Memorial às Vítimas do Massacre de Nanjing pelos Invasores Japoneses.

Às 10h01, sirenes começaram a soar. Motoristas na área central da cidade pararam seus carros e buzinaram, enquanto pedestres fizeram um momento de silêncio em memória das vítimas.

Mais de 80 jovens leram em voz alta uma declaração de paz, e representantes dos cidadãos tocaram o Sino da Paz. Pombas brancas, simbolizando a esperança pela paz, foram soltas para voar sobre a praça.

Dia Nacional de Memória pelas Vítimas do Massacre de Nanjing

Em 2014, o principal órgão legislativo da China designou 13 de dezembro como o Dia Nacional de Memória pelas Vítimas do Massacre de Nanjing, ocorrido quando tropas japonesas capturaram a cidade em 13 de dezembro de 1937.

Até 22 de julho deste ano, o número de sobreviventes registrados do Massacre de Nanjing havia diminuído para apenas 32.

O Memorial às Vítimas do Massacre de Nanjing pelos Invasores Japoneses, localizado em um local de sepultamento das vítimas do massacre, foi aberto ao público em 1985.

Desde que se tornou o principal local para a cerimônia nacional de memória em 2014, o memorial tem atraído cerca de 5 milhões de visitantes anualmente.

Até o momento neste ano, o local recebeu 125.278 comentários de visitantes, com uma média diária de mais de 400. Palavras como "história", "paz" e "lembrar" aparecem com frequência entre os comentários.

O Massacre de Nanjing

O Massacre de Nanjing foi um dos mais trágicos eventos da Segunda Guerra Mundial. O Japão, sob a liderança de seu imperador Hirohito, ocupou a então capital da República da China, em 13 de dezembro de 1937. Atualmente, a cidade é capital da província de Jiangsu, leste do país.

Durante seis semanas, soldados japoneses cometeram atrocidades em grande escala contra civis e prisioneiros de guerra, incluindo assassinato, estupro e saque. Estima-se que 300 mil civis chineses e desarmado foram mortos ao longo da ofensiva.

Este massacre é lembrado como um dos mais brutais episódios de violência da guerra mundial na qual o Japão imperialista lutou ao lado do Eixo, com a Alemanha nazista de Adolph Hitler e a Itália fascista de Benito Mussolini.

O exército japonês já ocupava a região chinesa da Manchúria desde setembro 1931, evento que marcou o início do domínio japonês na região. Este ato de agressão foi um prelúdio significativo para a Segunda Guerra Mundial na Ásia.

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar