A Ponte do Canal do Mar Huangmao, uma parte importante da rede integrada de transportes multidimensionais da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA), no sul da China, foi aberta ao tráfego nesta quarta-feira (11), após quatro anos e meio de construção.
A ponte, que conecta a cidade de Zhuhai à cidade de Jiangmen, ambas na província de Guangdong - que alguns brasileiros chamam de Cantão -, é mais um projeto monumental de canal marítimo na região, seguindo a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e o Canal Shenzhen-Zhongshan.
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De acordo com autoridades locais, a instalação de todos os equipamentos eletromecânicos da ponte foi concluída.
A construção da ponte começou em 6 de junho de 2020. Com um comprimento total de 31 quilômetros, a estrutura segue o padrão de rodovia bidirecional de seis faixas, projetada para uma velocidade de até 100 quilômetros por hora.
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Uma vez inaugurada, a ponte reduzirá o tempo de viagem entre Zhuhai e Jiangmen de mais de uma hora para cerca de 30 minutos.
Esse projeto emblemático deve aumentar ainda mais a conectividade e promover a integração econômica na GBA, uma megalópole que inclui as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, além de nove cidades da província vizinha de Guangdong.
A China pretende transformar a Grande Baía em um modelo de desenvolvimento de alta qualidade, uma baía de primeira classe internacional e um aglomerado urbano de nível mundial, como parte de uma estratégia chave para a reforma e abertura do país.
O impacto da GBA
A Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA) é uma iniciativa estratégica da China que visa integrar e desenvolver economicamente uma das regiões mais dinâmicas do país.
Compreende as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau, além de nove cidades da província de Guangdong e cobre uma área de 56 mil km² e abriga aproximadamente 70 milhões de pessoas.
Importância econômica da GBA
Contribuição significativa ao PIB: Em 2023, a GBA alcançou um produto interno bruto superior a 14 trilhões de yuans (aproximadamente 2 trilhões de dólares), representando cerca de um nono da economia chinesa, apesar de ocupar apenas 0,6% do território nacional.
Polo de Inovação e Tecnologia: A região destaca-se pela concentração de empresas líderes em inovação e tecnologia, além de manufatura avançada. Hong Kong, por exemplo, é a principal escolha para empresas da GBA que buscam financiamento e suporte de serviços financeiros.
Integração e desenvolvimento regional: A GBA desempenha um papel estratégico no desenvolvimento geral do país, servindo como modelo de alta qualidade para a modernização da China. A integração das cidades da região promove avanços significativos em transporte, eficiência aduaneira e comércio.
Iniciativas de infraestrutura da GBA
Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau: Com 55 km de extensão, esta ponte é um exemplo emblemático da conectividade na GBA, facilitando o transporte e impulsionando o desenvolvimento econômico regional.
Zona de Cooperação Guangdong-Macau em Hengqin: A China emitiu um plano geral para a construção de uma zona de cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, visando promover o desenvolvimento econômico diversificado de Macau e a integração regional.
Perspectivas futuras
A GBA está posicionada para se tornar uma área de baía de classe mundial e um cluster urbano globalmente influente. Espera-se que a região continue a liderar em inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e integração regional, servindo como um modelo para outras áreas da China e do mundo.