CHINA EM FOCO

VÍDEO: Série de humor chinesa faz sátira com a política dos EUA

'House of Cuts", produzida pela Xinhua, expõe, de forma humorística e exagerada, as abordagens de Washington sobre questões de política externa e rivalidades geopolíticas

Créditos: Fotomontagem Xinhua e Canva - Série da Xinhua faz paródia com a política externa de Washington
Escrito en GLOBAL el

Na reta final da corrida presidencial à Casa Branca, com as eleições marcadas para o dia 5 de novembro, Donald Trump e Kamala Harris intensificam seus discursos em meio a tensões geopolíticas crescentes, com a China como um tema inevitável.

LEIA TAMBÉM: China é um fator importante nas eleições dos EUA

Apesar da presença constante da China nos discursos tanto do ex-presidente republicano Trump quanto da vice-presidenta democrata Harris, oficialmente o governo chinês não se envolve em assuntos internos de outros países e se compromete a manter relações baseadas no respeito mútuo.

Paródia do absurdo

Fora do campo tradicional da diplomacia e política, em 2023 a Xinhua lançou "House of Cuts" uma série satírica que visa expor com humor e exagero as políticas e discussões internas dos Estados Unidos.

Com foco especial na geopolítica e nas abordagens de Washington, o projeto faz uma caricatura das estratégias e os discursos de políticos estadunidenses, frequentemente abordando temas sensíveis como relações com a China e a postura dos EUA no cenário global.

Durante a atual corrida presidencial nos EUA, uma nova safra de episódios retrata figuras fictícias de políticos que satirizam debates, políticas externas e questões de segurança nacional. A série explora tópicos como o “desacoplamento” econômico e a retórica de “segurança” estadunidense com um tom provocativo e ácido.

Essa "paródia do absurdo" também satiriza alianças e “exageros” na postura de Washington, especialmente em temas como a influência sobre aliados. Cada episódio sublinha as contradições e a retórica “sensacionalista” da política interna e externa dos EUA e satirizam desde "debates performáticos" até a maneira como Washington pressionaria aliados e manipuladores comerciais.

Com uma recepção que oscila entre o cômico e o provocativo, a produção ironiza as ações e narrativas dos EUA ao lidar com questões internacionais. Esse tom polêmico ressoa tanto para o público doméstico quanto internacional, com reações divididas sobre a autenticidade e o humor ácido da série.

Confira um dos episódios legendado em português pelo portal O Cafezinho.

Todos os episódios de "House of Cuts" estão disponíveis no canal da Xinhua no YouTube.