O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o principal diplomata chinês, Wang Yi, que fez uma visita de dois dias ao Brasil. O encontro marca o início dos preparativos para uma futura visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Rio de Janeiro (RJ) para o G20.
LEIA TAMBÉM: Brasil na presidência do G20: Lula mira combate à pobreza, sustentabilidade e reforma da ONU
Te podría interesar
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, cargo equivalente a ministro das Relações Exteriores, foi recebido por Lula na última sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza (CE). O encontro ocorreu enquanto o presidente brasileiro cumpria agendas na capital cearense.
Na reunião, Wang transmitiu os cumprimentos de Xi e discutiu com Lula sobre o fortalecimento das relações sino-brasileiras. Lula reiterou o reconhecimento do Brasil da política de "uma só China", reafirmando o posicionamento brasileiro sobre a questão.
Te podría interesar
Os diálogos abordaram também temas econômicos, com destaque para os investimentos da empresa chinesa BYD no Brasil, que inclui a construção de uma nova fábrica de automóveis na Bahia.
O encontro serviu ainda para discutir a atual conjuntura internacional, a crescente cooperação entre Brasil e China no setor de energias renováveis e a elaboração de projetos conjuntos na África.
Destacando a importância do Brasil na diplomacia chinesa, Wang ressaltou o país como uma prioridade nas relações exteriores da China.
O encontro ocorre em um momento crucial que antecede a reunião de líderes do G20 no Rio de Janeiro (RJ) em novembro, onde se espera a presença de ambos os chefes de Estado.