CHINA EM FOCO

O papel da província de Zhejiang na busca da prosperidade comum do povo chinês

Em visita à região ao leste do país, Xi Jinping inspeciona a "capital das pequenas mercadorias" do mundo, Yiwu, que mantém relações comerciais com 230 países

Créditos: Xinhua - Presidente chinês, Xi Jinping, visita Yiwu, a capital mundial das pequenas mercadorias, na província de Zhejiang
Escrito en GLOBAL el

O Mercado Internacional de Comércio de Yiwu impulsionou o desenvolvimento de 2,1 milhões de pequenas, médias e microempresas e está associado ao emprego de 32 milhões de pessoas. É conhecido o maior mercado de atacado de pequenas mercadorias do mundo. A chamada "capital das pequenas mercadorias" do mundo mantém relações comerciais com mais de 230 países e regiões.

Durante uma visita de inspeção a Zhejiang na semana passada, o presidente chinês, Xi Jinping, elogiou que as pequenas mercadorias de Yiwu conquistaram um grande mercado e se tornaram uma indústria importante, ao visitar o mercado de comércio em Jinhua.

Todos são participantes, construtores e contribuintes.

Xi também instou o mercado de comércio a contribuir mais para expandir os mercados internos e externos, bem como pedindo a Zhejiang para desempenhar um papel líder e exemplar na promoção da prosperidade comum.

Desenvolvendo o comércio para uma abertura de alto nível

Xinhua - Presidente Xi Jinping em visita a província de Zhejiang

Dados divulgados pela Administração Geral de Alfândegas da China mostram que o valor total de importação e exportação de mercadorias no primeiro semestre deste ano foi de 20,1 trilhões de yuan (cerca de US$ 2,75 trilhões), um aumento ano a ano de 2,1%. O valor superou a marca de 20 trilhões de yuan pela primeira vez.

As empresas privadas continuam sendo a força principal no comércio exterior da China. No primeiro semestre de 2023, o número de empresas de comércio exterior envolvidas em importação e exportação aumentou 6,9% em relação ao ano anterior. Entre elas, o valor de importação e exportação das empresas privadas foi de 10,59 trilhões de yuan, um aumento ano a ano de 8,9%.

Esforços devem ser feitos para encorajar e apoiar as empresas privadas a participarem ativamente da divisão global de trabalho industrial e da alocação de recursos para aumentar a competitividade central, enfatizou Xi durante sua visita de inspeção.

Após anos de desenvolvimento, os trens de carga China-Europa, partindo de Yiwu e terminando em Madrid, na Espanha, entraram na via do desenvolvimento de alta qualidade e se tornaram um novo modo de transporte internacional que é conveniente, rápido, seguro, estável, ecológico e econômico.

Apelidada de Yixin'ou em chinês (Yiwu-Xinjiang-Europa), a linha de carga com 13.052 km de extensão tornou-se uma ponte importante que conecta o continente euroasiático. Até o final de julho deste ano, o número total de trens de carga que viajaram pela rota ultrapassou 6 mil.

Pedindo a Zhejiang que continue a escrever um novo capítulo no aprofundamento da reforma e na expansão da abertura, Xi instou a planejar reformas a partir de uma perspectiva global e expandir de forma constante a abertura institucional em relação a regras, regulamentos, gestão e padrões.

Em 2021, a China emitiu uma diretriz que apoia Zhejiang a liderar o estabelecimento de uma zona de demonstração para a promoção da prosperidade comum em todo o país.

Desde o desenvolvimento de empresas privadas até o avanço na revitalização rural, a rica conotação da prosperidade comum é vividamente interpretada em Zhejiang.

Prosperidade comum por meio de pioneirismo

Em junho de 2003, a província de Zhejiang lançou o Programa de Revitalização Rural Verde, com o objetivo de melhorar a produção rural, a qualidade de vida dos agricultores e o ambiente ecológico nas áreas rurais.

Ao longo de 20 anos, o programa transformou milhares de aldeias, alterando fundamentalmente a paisagem do campo da província e proporcionando experiências bem-sucedidas para a modernização agrícola e rural, bem como exemplos de sucesso na promoção da modernização da China.

Beneficiando-se do programa, a Vila Lizu em Jinhua, que antes era suja e pobre, se tornou um lugar com um ambiente melhorado e um turismo próspero.

Ao inspecionar a vila em 20 de setembro, Xi Jinping ficou sabendo que a renda anual per capita da vila havia atingido 52 mil  yuan (cerca de US$ 7.250).

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas, a China registrou mais um ano de colheita recorde de grãos de verão, com uma produção total de grãos de verão de 146,13 milhões de toneladas neste ano.

Além disso, foram estabelecidos 40 novos clusters industriais vantajosos e característicos até o final de 2022, juntamente com 50 parques nacionais modernos de agricultura e indústria e 200 cidades com um setor agrícola forte.

O presidente chinês salientou os esforços para reduzir a lacuna entre áreas urbanas e rurais, bem como abordar as disparidades no desenvolvimento regional e na renda. Ele também instou a promoção abrangente da revitalização rural e a promoção vigorosa das indústrias rurais com características locais distintas, além de estimular que os moradores se esforcen para criar um futuro melhor de prosperidade comum.

Há muito a ser explorado e muitas coisas a serem feitas na promoção da revitalização rural.

Este ano marca o 20º aniversário da implementação da estratégia de "fazer pleno uso de oito vantagens e implementar oito medidas importantes" em Zhejiang.

A estratégia, proposta por Xi em 2003, instou a província a aproveitar suas oito vantagens, como vantagens do sistema e do mecanismo, localização e indústria, para implementar oito medidas importantes para o desenvolvimento de Zhejiang.

Desde então, o desenvolvimento econômico e social de Zhejiang alcançou novas conquistas históricas.

Reconhecendo essas conquistas, Xi Jinping instou a tratar a economia real como a base para a construção de um sistema industrial moderno, orientando e apoiando as indústrias tradicionais para acelerar a aplicação de tecnologias avançadas e prontamente aplicáveis, e promovendo o desenvolvimento de ponta, inteligente e ecologicamente correto do setor manufatureiro.

Com informações da CGTN