Um navio de carga, completamente carregado e com destino ao Brasil, zarpou na última segunda-feira (11) do Porto de Guangzhou, localizado na província de Guangdong, no sul da China. Esse evento marca o lançamento da primeira rota regular de transporte direto desse porto chinês para o país sul-americano.
Este é o quinto itinerário marítimo direcionado a um país do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - que o Porto de Guangzhou inaugurou este ano.
Te podría interesar
A embarcação transporta 592 unidades equivalentes a contêineres de 20 pés (TEUs) com uma variedade de produtos que inclui veículos de passageiros, máquinas de construção e equipamentos elétricos, com destino final no Porto de Santos, maior porto do Brasil.
Menor tempo de viagem
A nova rota direta conseguiu reduzir o tempo de transporte para o Brasil em pelo menos cinco dias em comparação com as rotas anteriores. Ela também promete diminuir os custos logísticos para empresas envolvidas em importação e exportação, de acordo com informações fornecidas pelo Porto de Guangzhou.
Te podría interesar
A operadora da rota, a Cosco Shipping Specialized Carriers, planeja implantar pelo menos oito navios multifuncionais nessa rota. Inicialmente, eles vão operar uma vez a cada duas semanas para garantir a estabilidade e oferecer serviços de transporte direto para importação e exportação.
Essas embarcações estão equipadas com tomadas para contêineres refrigerados, o que permite o transporte seguro de produtos da cadeia de frio de alta qualidade, como frutas e carne, da América do Sul para Guangzhou.