CHINA EM FOCO

China manterá recuperação econômica durante segundo semestre

Anúncio da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do governo chinês mostra mudanças positivas em indicadores econômicos, entre eles crescimento rápido na geração de energia

Créditos: Xinhua - Base de produção inteligente da Great Wall Motors (GWM) no distrito de Yongchuan, em Chongqing, sudoeste da China.
Escrito en GLOBAL el

A economia da China manterá tendência estável e positiva no segundo semestre deste ano, seguindo uma recuperação sustentada no período de janeiro a junho. O anúncio foi feito pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, da sigla em inglês) nesta sexta-feira (4).

Durante uma coletiva de imprensa, Yuan Da, funcionário da NDRC, destacou mudanças positivas em diversos indicadores econômicos para julho, como um crescimento mais rápido na geração de energia, melhora nas expectativas de mercado e um aumento de dois meses no Índice de Gerentes de Compras do setor de manufatura.

As políticas do governo que continuam a surtir efeito promoverão melhorias econômicas, observou Yuan.

A China tomou importantes medidas para estender e fortalecer políticas favoráveis para as empresas este ano. Essas medidas vão desde concessão de benefícios fiscais para pequenas empresas até a isenção de impostos na compra de veículos de energia nova, criando assim um ambiente político estável e aumentando a confiança das empresas.

Também foram implementadas uma série de novas medidas, incluindo apoio financeiro para empresas de tecnologia, incentivos ao consumo de automóveis e eletrônicos e medidas para fortalecer a economia privada.

Em resposta às novas mudanças econômicas do segundo trimestre, outro pacote de medidas está sendo colocado em prática de maneira oportuna para oferecer um forte apoio político para a contínua recuperação econômica, antecipou Yuan.

Essas medidas incluem redução das taxas de juros, estímulo ao consumo, renovação de vilas urbanas em cidades e ampliação da emissão de produtos de investimento imobiliário no setor de infraestrutura.

Olhando para o futuro, Yuan disse que a NDRC planejará e preparará uma reserva política mais direcionada e eficaz que possa ser implementada rapidamente de acordo com as mudanças na situação econômica.

Políticas focadas em seis áreas

A reserva política se concentrará em seis áreas:

  1. expansão da demanda doméstica
  2. fortalecimento da economia real
  3. promoção da autossuficiência tecnológica
  4. aprofundamento da reforma e abertura
  5. melhoria do sustento das pessoas
  6. desativação de riscos importantes

Especificamente, serão feitos esforços para impulsionar a compra de automóveis e o investimento privado, bem como atender à demanda rígida e aprimorada por moradia dos residentes. Pequenas empresas receberão mais apoio fiscal e financeiro, e as atualizações industriais serão aceleradas.

O foco será direcionado para incentivar a inovação, encorajando empresas de tecnologia a participar ativamente de avanços tecnológicos. Além disso, esforços serão feitos para impulsionar a economia privada e avançar na abertura institucional.

Os recém-formados e grupos-chave em busca de emprego receberão mais assistência, e a rede de seguridade social será fortalecida.

Os riscos e problemas no setor imobiliário, as dívidas dos governos locais e as finanças serão gerenciados de forma eficaz, visando a evitar quaisquer riscos sistêmicos potenciais.

Com informações da Xinhua