A China planeja tomar mais medidas para revigorar a recuperação do consumo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) pela porta-voz Meng Wei, da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal planejador econômico do país.
Em coletiva de imprensa, a porta-voz informou que o mercado consumidor do país teve um bom começo no primeiro trimestre do ano, o que estabelece uma base sólida para a recuperação e expansão do consumo durante todo o ano
Te podría interesar
"As autoridades estão elaborando documentos relacionados com foco na estabilização do consumo em massa, melhorando o consumo de serviços e expandindo o consumo nas áreas rurais para reforçar a tendência de recuperação", disse Meng.
Para estimular o consumo de automóveis, o país vai acelerar a construção de instalações de carregamento de baterias e estacionamentos nas cidades e promover veículos de nova energia nas áreas rurais, informou a porta-voz.
Te podría interesar
As vendas no varejo na segunda maior economia do mundo cresceram 5,8% ano a ano no primeiro trimestre, demonstrando o aquecimento da demanda doméstica.
Meng também informou que serão adotadas mais medidas para utilizar proativamente o investimento estrangeiro. Ela disse que a China reduzirá a lista negativa de investimento estrangeiro conforme apropriado, como parte dos esforços para promover a abertura de alto nível.
Xi Jinping se consolida como centro da liderança do Partido Comunista Chinês
O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) divulgou nesta terça-feira (18) um esboço do plano para revisar seus regulamentos de 2023 a 2027. Uma das prioridades é consolidar a liderança do presidente chinês e secretário-geral do partido, Xi Jinping.
De acordo com o anúncio, sistemas serão instalados para garantir que apenas o Comitê Central do PCCh tenha o direito de decidir e explicar os principais princípios e políticas do partido e do país.
Os processos de formação, seleção, nomeação e gestão dos funcionários do PCCh serão aprimorados com a adoção de políticas de talento mais proativas, abertas e eficazes.
Haverá ainda melhorias na democracia intrapartidária para melhorar as relações entre o partido e a população e evitar privilégios entre os dirigentes, além da correção de erros e combate à corrupção.
Aumentam investimento em ferrovias chinesas
O investimento ferroviário da China neste primeiro trimestre de 2023 atingiu o nível mais alto desde 2013, 6,6% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Com um investimento de 113,55 bilhões de yuans (R$ 81,13 bilhões), o governo tem procurado impulsionar a economia e expandir a infraestrutura nas regiões da fronteira oeste.
Essa região do país é fundamental, tanto para o comércio com a Ásia Central e o Oriente Médio, quanto para as necessidades de defesa.
Setor de construção naval da China segue líder do mercado mundial
A indústria de construção naval da China segue na liderança global no primeiro trimestre de 2023. Dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês mostram que o país ostenta a maior participação no mercado internacional em termos de produção, pedidos novos e em espera.
A produção de construção naval do país atingiu 9,17 milhões de toneladas de porte bruto (dwt) durante o período, respondendo por 43,5% do total mundial.
Os novos pedidos, outro indicador importante da indústria de construção naval, aumentaram 53% ano a ano, para 15,18 milhões de dwt, com uma participação de mercado global de 62,9%.
Os pedidos do setor totalizaram 114,52 milhões de dwt no final de março, expandindo 15,6% ano a ano. O volume representou 50,8% da participação no mercado global
China doa equipamentos de recursos hídricos para Cuba atingida pela seca
Mais de 400 mil cubanos lutam contra a escassez de água devido à seca prolongada. Segundo o Instituto de Meteorologia do país, não são esperadas chuvas significativas em Cuba até meados de maio.
Para ajudar a ilha caribenha a enfrentar a seca, a China doou 449 equipamentos, incluindo caminhões, escavadeiras, torres de iluminação, retroescavadeiras, motoniveladoras e máquinas de solda por difusão térmica.
O Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos (INRH) de Cuba recebeu nesta terça-feira (18) a doação do governo chinês.
A vice-primeira-ministra de Cuba, Ines Maria Chapman, e a vice-ministra de Comércio Exterior e Investimentos, Deborah Rivas, testemunharam a entrega dos equipamentos na sede do INRH, em Havana.
O embaixador da China em Cuba, Ma Hui, disse que a doação contribuirá para melhorar o abastecimento de água nas capitais provinciais cubanas e nas comunidades da periferia das áreas urbanas.
Antonio Rodriguez, presidente do INRH, agradeceu ao governo chinês a doação, afirmando que a ajuda da China tem sido fundamental para o desenvolvimento dos recursos hídricos da ilha.
"Reitero a gratidão de Cuba pela contribuição da China para a melhoria das condições de vida do povo cubano, de acordo com as diretrizes da ONU", disse Rodriguez.
Cientistas chineses descobriram novas espécies de algas marinhas
Uma nova espécie diminuta de algas marinhas, chamada Gracilaria tsengii, com soros espermatangiais especializados, foi identificada pelo Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Algal Research.
A Gracilaria tsengii é uma pequenina em sua grande família, com altura média de apenas 1,7 centímetros. Os pesquisadores coletaram espécimes ao longo da costa da China por quase 10 anos, de 2013 a 2022, e construíram um conjunto de dados de sequência de DNA das espécies de Gracilariaceae.
Gracilariaceae são algas vermelhas economicamente e ecologicamente importantes usadas para produzir ágar na China. Portanto, entender a diversidade de espécies nas águas chinesas é de grande valor acadêmico e econômico.